mim ajudah
(atividade na foto)
Um fato histórico como a Independência do Brasil não acontece de um dia para o outro, por isso, vale a pena compreender os principais eventos:
1808 - A Família Real chega ao Brasil: Brasil deixa de ser colônia e D. João VI autoriza a abertura dos
portos que atende ao interesse da elite agrária, delineando nova condição econômica. 1820 - Revolução Constitucionalista e Revolução Liberal do Porto: aristocratas portugueses percebem
que estavam perdendo espaço no cenário político e tentam reverter a situação, culminando em uma revolução constitucionalista em Portugal. Outro movimento significativo foi a Revolução Liberal do Porto, com o objetivo reestruturar a soberania política portuguesa no Brasil, inclusive levando novamente à condição de colònia, por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei.
1821 - Retorno de D. João VI À Portugal: temendo perder sua autoridade real, D. João voltou para
Portugal e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como principe regente do Brasil. Até o final deste ano D. Pedro I já tinha consciência das intenções do governo português e passou a tomar medidas à favor do povo
brasileiro, ganhando prestigio, tornando ainda mais desgastante o relacionamento com Portugal, que passou a fazer pressão para que o príncipe voltasse para Portugal.
1822 - Independência do Brasil: em janeiro deste ano D. Pedro I recebeu um abaixo-assinado pedindo que
ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o ben de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico": Dom Pedro I reafirmou sua permanência no cenário político brasileiro e atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros e esse dia passou a ser conhecido em nossa história como o Dia do Fico. Cada vez mais a relação com Portugal estava insustentável até que em 7 de setembro deste ano D.
Pedro I declara a Independência do Brasil às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
Anexos:
kitpvp52:
Me denunciaram
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
nenhuma das opções anteriores
respondido por:
1
Resposta:
n é nenhuma das alternativas
pois todos somando não chega ao resultado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás