suponha que, em uma planta, os genes que determinam bordas lisas das folhas e flores com pétalas lisas sejam dominantes em relação a seus alelos que condicionam, respectivamente, bordas serrilhadas e pétalas manchadas. uma planta diíbrida foi cruzada com uma de folhas serrilhadas e de pétalas lisas, heterozigota para essa característica. foram obtidas 320 sementes. supondo que todas germinem, o número de plantas, com ambos os caracteres dominantes, será de:
Respostas
Olá, boa tarde!
Duas características são analisadas: Bordas lisas/serrilhadas das folhas e pétalas lisas/pétalas manchadas das flores. Trata-se, então, de um problema de Segunda Lei de Mendel. Vamos aos dados: Uma planta diíbrida cruzada com uma planta de folhas serrilhadas e pétalas lisas (heterozigota). Façamos então o esquema, representando por "A" a característica das bordas das folhas e por "B" a característica das pétalas das flores:
AaBb x aaBb
Para sabermos o número de plantas com caracteres dominantes, primeiro precisamos calcular a probabilidade de caracteres dominantes no cruzamento entre as duas plantas.
Fazendo o cruzamento da característica bordas das folhas ("A"):
Aa x aa
Aa; Aa; aa; aa
P(A) = 2/4 = 1/2 ⇒ 1/2 a probabilidade de se obter caractere dominante nas bordas das folhas.
Fazendo o cruzamento da característica pétalas das flores ("B"):
Bb x Bb
BB; Bb; Bb; bb
P(B) = 3/4 a probabilidade de se obter caractere dominante nas pétalas das flores.
Como queremos obter ambos os caracteres dominantes, multiplicamos a probabilidade encontrada em cada caso:
P(A) x P(B) = 1/2 x 3/4 = 3/8 a probabilidade de se obter caracteres dominantes tanto na bordas das folhas quanto nas pétalas das flores.
Agora, para sabermos a quantidade de sementes, basta multiplicarmos por 320:
3/8 x 320 = 120 sementes com ambos os caracteres dominantes.
R = Item a)
Resposta:
E se no lugar de dominante, fosse recessivo?
Explicação: