O termo concordância refere-se ao modo pelo qual as palavras sofrem exões para se acomodarem a outras. A concordância verbal trata das modicações de um determinado verbo que, como regra geral, deve concordar com o sujeito da oração em número e pessoa. Podemos observar a concordância verbal na seguinte frase: As crianças foram ao parque. O verbo está na 3ª pessoa do plural, concordando com o sujeito (as crianças), também na 3ª pessoa do plural. A concordância verbal refere-se à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Os agentes principais desse processo são representados pelo sujeito, que funciona como subordinante; e o verbo, o qual desempenha a função de subordinado. Adaptada de: . Acesso em: 31 ago. 2017. / CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Concordância Verbal. In: ______. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. p. 510-530. A respeito da contextualização sobre concordância verbal, complete o excerto: concordância é a correspondência de exão entre dois termos e ocorre quando o verbo exiona-se para concordar com o seu ___________. CONTADOR DE TEMPO Predicativo. Pronome. Predicado. Sujeito. Complemento nominal
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Sujeito
Explicação:
dudaferreiranjos:
nn
respondido por:
5
Resposta:
Sujeito.
Explicação:
A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral, o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número:
Ex.: As crianças comeram muito chocolate (sujeito: 3ª pessoa pl. + verbo: 3ª pessoa pl.) Dessa maneira, a concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito, como nos exemplos a seguir:
- Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser.
- Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás