(UFRGS-RS) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por: a) Dalton. b) Thomson. c) Lavoisier. d) Rutherford. e) Bohr.
Respostas
Resposta: Opção E
Explicação:
O modelo atômico de Bohr propõe que o elétron, ao passar de uma órbita para outra, absorve ou emite um quantum de energia. Essa energia é emitida, geralmente, na forma de luz.
Alternativa correta:
E) Bohr.
Niels Bohr aperfeiçoou as descobertas atômicas propostas por Rutherford, após seus experimentos. Em seus postulados, Bohr introduz o conceito de eletroesfera (local onde os elétrons se encontram orbitando ao redor do núcleo) e construiu a ideia de que essas partículas subatômicas sofrem saltos quânticos: um elétron em uma camada próxima ao núcleo, ao ser excitado (absorver energia), alcança uma camada mais externa. Em seguida, ao retornar para o nível atômico de origem, libera a mesma quantidade de energia absorvida anteriormente na forma de luz.