1 )Segundo o texto de Steven R. Fischer, quais eram as características físicas da tabuleta de argila na antiga Mesopotâmia? A atividade da leitura na antiga Mesopotâmia guarda alguma semelhança com o ato da leitura que praticamos hoje, no nosso cotidiano?
2 )Explique o que a autora da reportagem quis dizer com a frase "escrever não é mais uma atividade robusta, preto e branco: escrever hoje é multicolorido". Em sua explicação, considere as formas de registro de sociedades antigas, vistas nesta Unidade, e as formas de registro da sociedade atual
3 ) Quando comparamos as formas de registro nas sociedades antigas com as formas de registro nas sociedades atuais, percebemos diferenças significativas. Cite ao menos duas.
4 ) Discuta com os colegas: o que devemos levar em conta quando comparamos as formas de registro das sociedades antigas com as formas de registro das sociedades atuais?
Respostas
Resposta:
tabuleta de argila era um objeto grande e pesado, um tanto desconfortável para uma leitura como atividade de lazer. Sim a letra.
Explicação:
eu so cei a 1
Sobre o texto de Steven R. Fischer e sobre as características da escrita na Mesopotâmia, podemos afirmar:
- 1) Segundo Steven, as características físicas da tabuleta de argila na antiga Mesopotâmia era a forma da escrita.
A semelhança da leitura antiga com a de hoje em dia está apenas na interpretação.
- 2) Podemos explicar a frase da autora devido a complexidade da escrita de hoje em dia com a de antigamente.
- 3) A escrita e o que utilizamos para escrever.
- 4) Devemos levar em conta a necessidade da escrita de cada sociedade.
Análise das Respostas sobre Escrita
1) Segundo Steven Fischer características físicas da tabuleta de argila na antiga Mesopotâmia é que a leitura visual e não oral.
A semelhança do nosso ato de leitura com o dos antigos mesopotâmicos é apenas o ato de interpretação, pois a escrita dessa civilização era baseada na interpretação das figuras, portanto uma leitura visual. A nossa leitura é uma interpretação dos sinais, das letras que formam palavras, portanto uma leitura oral.
2) Podemos explicar a frase da autora pensando sobre o modo que era representado a escrita cuneiforme, que era a transcrição de figuras que transmitiam significados. Hoje em dia temos as letras que formam palavras e podemos ter uma maior interpretação das coisas que lemos.
3) As diferenças que encontramos ao compararmos as formas de registros podemos notar duas grandes e significativas diferenças:
- Escrita: a escrita utilizada hoje em dia possui mais informações que a escrita dos povos antigos, é mais detalhada com a utilização de letras que formam palavras. A escrita dos povos antigos eram feitas através de imagens que representavam ideias.
- Objeto onde escrevemos: Hoje em dia, realizamos a escrita através de computadores e papéis, já os povos antigos realizavam em argilas, pedras, papiro, etc.
4) Ao compararmos as formas de registro precisamos levar em conta a necessidade de uma determinada sociedade para com a escrita. Para os povos antigos a escrita da forma que utilizavam era suficiente para atender suas necessidades. Com o passar do tempo ela foi sendo desenvolvida justamente para atender a necessidade da civilização.
Saiba mais sobre "Escrita" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51929234
#SPJ2