Respostas
São comuns a toda e qualquer espécie de matéria, independentemente da substância de que ela é feita. As principais são: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.
As propriedades específicas referem-se a características peculiares responsáveis pela identificação de determinadas substâncias puras. As propriedades específicas são classificadas em organolépticas, físicas e químicas.
As propriedades organolépticas da matéria são aquelas que despertam os sentidos do ser humano. A cor das substâncias chama a atenção da visão, já o olfato pode ser sensibilizado por odores característicos da substância, por sua vez o paladar é impressionado pelo sabor das substâncias (vale ressaltar que essa propriedade organoléptica,sabor, não pode ser considerado como critério de identificação de substâncias, pois muitas dessas são tóxicas e corrosivas e por isso não podem ser provadas), a audição também pode ser despertados por algumas propriedades da matéria e por último o tato é afetado por certas características como a rugosidade, a rigidez, amabilidade etc.
As propriedades físicas das substâncias são aquelas relacionadas às suas transformações físicas, como ponto de fusão e ponto de ebulição.
Propriedades químicas são as propriedades da matéria que se relacionam com as transformações químicas das substâncias, também chamadas de fenômenos químicos.