• Matéria: Geografia
  • Autor: erycaarmy
  • Perguntado 6 anos atrás

quais eram os três governos cabanos? qual era a função de cada um?​

Respostas

respondido por: ddsantosgabriel
2

Os cabanos, em sua grande maioria, eram formados por indígenas (tapuios, entre outras nações), pobres livres e negros que se revoltavam com a situação de miserabilidade em que viviam somada à crise política que se instalou no Brasil após a abdicação de D.  

Batista Campos encarnava os ideais liberais no movimento ao prometer o fim da escravidão, maior autonomia da província, a defesa de um regime republicano, entre outras coisas que foram convergindo com as demandas políticas dos cabanos.  

Enquanto Bernardo Lobo de Sousa assumia a presidência da província em 1833, reprimindo e perseguindo os revoltosos, na capital Belém e nas zonas rurais, os cabanos e lideranças, como Eduardo Angelim, Clemente Malcher, Batista Campos, os irmãos Vinagre, entre outros, preparavam um levante que pudesse depor o governo estabelecido.  

Do dia 06 para o dia 07 de janeiro de 1835, os cabanos conseguem tomar facilmente a capital e executam Lobo de Sousa juntamente com outras autoridades.  

Temendo os caminhos que isso poderia tomar, a Regência envia o marechal Manuel Jorge Rodrigues que, ao chegar em Belém, derrota facilmente as frágeis embarcações utilizadas pelos cabanos, tendo ao seu lado uma esquadra imperial, e torna-se o novo presidente da província em novembro de 1835, negociando a transição com o próprio Francisco Vinagre.  

Tendo como líderes de destaque Antônio Vinagre e Eduardo Angelim, marcharam em direção à capital, conseguiram repelir as forças regenciais ali instaladas, chegaram a proclamar um regime republicano, e Angelim torna-se, então, o presidente do Terceiro Governo Cabano e último, ainda em novembro de 1835.  

Mesmo dispersos e sem muita força, os cabanos continuam lutando até o ano de 1840, quando são eliminados os focos de resistência, colocando fim, assim, ao movimento da Cabanagem.

Perguntas similares