Respostas
Explicação:
Enquanto que no papel de diretor, gerente, chefe ou supervisor, o poder está vinculado ao cargo ou posição: contratar, promover, transferir, demitir, além de punir ou premiar. Já no papel de coach, o poder é pessoal, está relacionado com a disposição de incentivar, alterar ou induzir os colaboradores à reflexão, partilhar de feedback (elogios ou críticas). Araújo (1999) destaca que todo o coach é um líder, embora, nem todo líder é um coach. A proximidade entre ambos é complexa, já que ambos necessitam observar a dinâmica do processo de realização: resultados x pessoas.
Compreende-se, então, que o processo de coaching é uma liderança refinada, pois, ao se concentrar mais no desenvolvimento de pessoas, fortalece o capital humano nas organizações para enfrentar mudanças com maior agilidade. Com base nas explicações oferecidas por Araújo (1999), segue um quadro que define as sutis diferenças entre o líder e o coach:
O líder eficiente, na atualidade, caracteriza-se por compreender o potencial de sua equipe e reconhecer ou comprometer seu trabalho no desenvolvimento desta. O novo líder entende e dedica sua atuação na aplicação prática do capital humano, evitando a tendência de se tornarem apenas abstrações teóricas. Quando se enfatiza a palavra “capital”, compreendemos que o termo refere-se ao que a empresa tem de mais preciso, aos seus bens mais importantes. Para se avaliar um bom líder, a referência é o retorno que recebe de sua própria equipe. Sendo assim, a equipe é o reflexo do estilo do investimento que o seu líder efetivou (MILARÉ, 2005). O’Neal (2001) considera que o posicionamento do líder tem variações em dois caminhos:
- Como COACH – momento no qual o líder faz emergir o melhor de cada um dos integrantes de sua equipe, gerando o desenvolvimento.
- Como PROFESSOR – fazendo com que sua equipe conheça o know-how que representa o seu melhor, por meio de seus ensinamentos e apontamentos.
Explica o autor que essa relação dinâmica da organização está sendo reconhecida mundialmente como o Programa de Líderes Desenvolvendo Líderes e tornou-se um dos principais caminhos que levam as empresas a sobreviver no mercado instável economicamente. O líder-coach gera aprendizado e desenvolvimento, o que é imprescindível para a organização e remete a grande necessidade das empresas estarem envolvidas em um processo contínuo de geração de outros líderes, garantindo seu espaço de reconhecimento no futuro.
Nessas novas gerações de líderes, a empresa estará se atualizando com o mercado, sem crises, focalizando na prevenção. Esse processo é reconhecido como um importante planejamento de vida empresarial, fazendo uso do velho conceito de Jack Welch: “Mude antes que você precise mudar!” (STERN, 2004).
Essa realidade vivenciada pelas empresas na atualidade demonstra o valor da presença do líder-coach nas organizações para continuarem vivas. A presença do coach não deve ser um processo demorado, mas sim gerar o máximo de aprendizagem no menor tempo possível, verificando a melhor abordagem dentro do melhor momento.
Espero ter Ajudado