o que fazer se começar a tossir sangue? me ajudem, isso já aconteceu 4 vezes só nessa semana, não quero ir no médico, tenho medo
Respostas
Assim, é recomendado consultar o clínico geral ou um pneumologista sempre que a tosse com sangue demora mais de 24 horas para desaparecer ou quando a quantidade de sangue é grande ou aumenta ao longo do tempo.
O que pode ser a tosse com sangue e o que fazer
1. Lesões nas vias aéreas
Em uma grande parte dos casos, a tosse com sangue é provocada por simples lesões no nariz, por irritação da garganta ou devido a alguns exames, como broncoscopia, biópsia aos pulmões, endoscopia ou cirurgia para remoção das amígdalas, por exemplo.
O que fazer: na maior parte dos casos, a tosse com sangue desaparece sozinha sem precisar de qualquer tratamento, no entanto, se se mantiver por mais de 1 dia é importante ir no pneumologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
2. Pneumonia
A pneumonia é uma infecção grave do pulmão que geralmente causa sintomas como tosse com sangue, febre repentina e acima de 38ºC, falta de ar e dor no peito. Geralmente surge após uma gripe ou resfriado mal cuidados, onde os vírus ou as bactérias conseguem chegar até os alvéolos, prejudicando a chegada de oxigênio nas células. O diagnóstico é feito com base em exames e o tratamento pode incluir antibióticos.
O que fazer: uma vez que alguns tipos de pneumonia precisam ser tratados com antibióticos é aconselhado ir ao pneumologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Nos casos mais graves, a pneumonia pode afetar bastante a respiração, podendo até ser necessário ficar internado no hospital. Saiba mais sobre o tratamento desta infecção e quais as opções disponíveis.
3. Tuberculose
Além da tosse com sangue, muito característica dos casos de tuberculose, esta doença também pode causar outros sinais como febre constante, suor noturno, cansaço excessivo e perda de peso. Neste caso a tosse deve estar presente há mais de 3 semanas e não parece ter relação com nenhuma gripe. O exame que identifica a tuberculose pulmonar é o exame do escarro e o tratamento é feito com antibióticos.
O que fazer: a tuberculose é provocada por uma bactéria e, por isso, seu tratamento é sempre feito com antibióticos que precisam ser usados por vários meses até curar completamente a infecção. Assim, sempre que existe suspeita de tuberculose é muito importante consultar um pneumologista. Além disso, se o diagnóstico for confirmado, deve-se avisar as pessoas mais próximas para que também façam o teste da tuberculose, já que a doença se espalha facilmente. Veja mais detalhes do tratamento.
4. Bronquiectasia
Esta doença respiratória causa tosse com sangue que piora aos poucos devido a uma dilatação permanente dos brônquios, que pode ser causada por uma infecção bacteriana ou por outras doenças respiratórias como a bronquite, asma ou pneumonia.
O que fazer: numa boa parte dos casos a bronquiectasia não tem cura, no entanto, é possível utilizar remédios que ajudam a aliviar bastante os sintomas, melhorando a qualidade de vida. Esses remédios podem ser receitados por um pneumologista após avaliação dos sintomas. Saiba mais sobre esta doença e quais as opções de tratamento.
5. Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é uma problema grave que deve ser tratado o mais rápido possível no hospital. Geralmente acontece devido à presença de um coágulo que impede a passagem de sangue para o pulmão, causando morte dos tecidos afetados e dificuldade intensa para respirar. Assim, além da tosse com sangue, é muito comum sentir extrema falta de ar, dedos azulados, dor no peito e aumento do batimento cardíaco. Entenda mais sobre como surge a embolia pulmonar.
O que fazer: sempre que existe uma intensa falta de ar, acompanhada de dor no peito e tosse é muito importante ir rapidamente para o hospital para confirmar se não é algum problema grave como infarto ou até embolia pulmonar.
6. Câncer no pulmão
Há suspeita de câncer nos pulmões quando há tosse com sangue e perda de peso nos últimos meses, sem dieta ou exercícios. Outros sintomas que podem estar presentes são cansaço e fraqueza, que podem ocorrer quando o câncer começa no pulmão, como é mais comum em pessoas que fumam, ou quando existem metástases no pulmão. Conheça outros sintomas que podem indicar câncer no pulmão.
O que fazer: o sucesso do tratamento contra o câncer é sempre maior quanto mais cedo o câncer for diagnosticado. Por isso, sempre que existam sintomas que possam indicar um problema pulmonar é muito importante consultar um pneumologista. Além disso, pessoas com histórico familiar de câncer no pulmão ou que fumem devem fazer consultas recorrentes no pneumologista, especialmente após os 50 anos.