Definir com clareza o que é criatividade não é uma das tarefas mais simples, dado que qualquer definição pode restringir as possibilidades de uma determinada situação, resumindo-a demais e empobrecendo o seu real e amplo significado.
Robert Saunders, em seu artigo “A educação criadora nas artes”, propõe uma definição para a criatividade. SAUNDERS, R. A educação criadora nas artes. Arte , São Paulo, v. 3, n. 10, p. 18-23, 1984.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A criatividade não pode ser definida como desenvolver qualquer coisa de maneira atabalhoada e sem qualquer tipo de método, sob a premissa de "ser criativo".
Pois: II.
É uma ação estruturada e altamente caracterizável, associada a uma intenção clara, apesar de muitas vezes ser inconsciente.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Embora a criatividade possa surgir sem uma fórmula definida, ela tem como característica de um processo ordenado.
Sabendo que a criatividade é um processo de surgimento de ideias que auxiliam no processo de criação de um produto, a afirmativa mais coerente para esta questão seria a opção C.
O que é a criatividade?
A criatividade é uma qualidade adquirida na infância ou desenvolvida durante a vida, que busca, durante o surgimento das ideias, a fonte para criar coisas novas.
Pessoas criativas possuem uma rápida desenvoltura nas atividades, uma percepção diferenciada da realidade que as cerca e alta capacidade de aprendizagem.
Um pouco mais sobre o processo criativo
O criador de ideias costuma passar por vários processos que ajudam a lapidar um insight até se tornar um produto, de fato, que possa ser utilizado. Todavia, a criatividade também pode ser aprendida.
Os adultos que são pouco criativos podem se reeducar para ter uma mente com mais insights criativos (a partir do domínio da criatividade e realizando tarefas que exercitem sua mente criativa).
Leia mais sobre insights e aprofunde seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/1957242
#SPJ2