• Matéria: Filosofia
  • Autor: Buxudinha
  • Perguntado 6 anos atrás

(Unioeste-PR) - (1,0) O utilitarismo é um tipo de teoria teleológica (de telos que, em grego, significa “fim”) ou consequencialista porque sustenta que a qualidade de um ato/regra de ação é função das consequências produzidas pelo ato/regra em questão. O utilitarismo de atos estatui que uma ação é correta se sua realização dá origem a estados de coisas pelo menos tão bons quanto aqueles que teriam resultados de cursos alternativos de ação. O utilitarismo de regras ensina que são corretas as ações que se conformam a regras de cuja observância geral resulta um estado de coisas pelo menos tão bom quanto o resultante de regras alternativas. [...] Para o consequencialismo, o bem é logicamente anterior ao correto, no sentido de que nenhum critério de correção pode ser estabelecido antes que uma concepção de bem tenha sido delineada. [...] Para o utilitarismo, o bem é a utilidade [...] (M. C. M. de Carvalho). Com base no texto, seguem as seguintes afirmativas: Na concepção moral utilitarista, é necessário, nos juízos morais, levar em consideração as consequências resultantes das ações praticadas. II. Para o utilitarismo de regras, são consideradas boas as ações conforme a regras cuja observância resulta num estado de coisas tão bom, ou melhor, do que o estado de coisas resultante de regras alternativas. Na concepção ética utilitarista, o princípio fundamental é o princípio da utilidade. Na concepção ética utilitarista, nenhum critério de correção no agir moral pode ser estabelecido com base numa determinada concepção de bem. Há, em termos morais, apenas uma única concepção utilitarista, por esta ser uma concepção moral deontológica. Assinale a alternativa correta. a. Apenas I e IV estão corretas. b. Apenas II e IV estão corretas. c. Apenas IV e V estão incorretas. d. Apenas III e IV estão corretas. e. Todas as afirmativas estão incorretas

Respostas

respondido por: Djairbrainly
24

Resposta:(C).:

|V errada: A interpretação do princípio de utilidade implica a coincidência entre o prazer particular e o bem público. Nesse sentido, a felicidade alheia é desejada porque está associada com a própria felicidade do sujeito moral. Com base no efeito, ou consequência, de uma ação sob o bem comum é possível compreender quais critérios de correção são aplicáveis e quais não.

V errada: A ética utilitarista não se baseia na noção de dever (deontologia) onde a ação é baseada numa moral universal e necessária independente da consequência desta ação, mas sim no que essa ação resulta, intentando alcançar a maior felicidade, ou bem, para o maior número de pessoas.

Espero ter Ajudado!!

respondido por: BrenoSousaOliveira
1

O utilitarismo defende a ideia de que as regras ou os bons costumes devem sempre estar relacionados ao bem-estar da maioria, onde a moral será aquilo que estabelece o bem de todos. Por isso a opção correta é a letra C: IV e V.

Utilitarismo e a moral

O utilitarismo é frequentemente resumido pela frase "o maior bem para o maior número". Isto significa que, em geral, a melhor ação é aquela que resulta na maior felicidade ou satisfação para a maioria das pessoas. Por isso a visão filosófica do utilitarismo, está sempre relacionada com a moral e a ética.

Há algumas maneiras diferentes de interpretar o que significa "o maior bem". Uma interpretação comum é que devemos maximizar a felicidade. Portanto, ao tomar decisões, devemos tentar promover a maior felicidade para o maior número de pessoas.

Outra interpretação é que devemos promover a maior "utilidade" ou bem-estar. Isto pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, mas em geral, refere-se a uma felicidade ou satisfação com a própria vida. Existem diferentes versões do utilitarismo, mas todas elas compartilham esta ideia básica.

Para saber mais sobre o utilitarismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25864287

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares