Respostas
John Bowker (2000), estudioso das religiões, diz que as mesmas se firmam por meio das narrativas, nas quais a informação é colocada em palavras, liturgias, festivais e peregrinações. para o autor: “as religiões têm sido vistas como grandes contos que as pessoas aprendem e traduzem, segundo a biografia de suas próprias vidas” produzindo textos, recriando histórias, afirmando a existência do homem.
Como em outras histórias que se firmaram por meio da tradição oral e escrita, a do universo religioso traz, em si mesma, representações que traduzem a ideia de um grupo, a construção de uma história, a memória de uma sociedade. A religião se apresenta nesta rede de símbolos permeando e construindo a cultura e, ao longo do tempo, esses símbolos “de tanto serem repetidos e compartilhados, de tanto serem usados, com sucesso à guisa de receitas, nós os reificamos, passamos a tratá-los como se fossem coisas. Deixam de ser hipóteses da imaginação e passam a ser tratados como manifestações da realidade” perpetuando assim, geração a geração, ideias e ideais de crença e conduta. perguntas como: “o que é religião?” ou “o que significa ser religioso?”
trajetórias, desde o início, perante tais estudos.
a palavra latina religio significa algo realizado com uma atenção minuciosa ou escrupulosa para o detalhe, e desse uso passou a designar o que entendemos por religião, devido ao modo como eram feitos os sacrifícios nos tempos antigos. A palavra pode derivar de um verbo, religare, significando juntar duas coisas próximas uma da outra, o que nos revela algo muito importante sobre as religiões (BoWKer, 2000, p. 6).
Bowker aponta para o fato de que as religiões unem as pessoas em práticas e crenças comuns, aproximando-as por meio de um mesmo objetivo de vida. A vida pode ser entendida de forma literal, a partir do pressuposto de que são as religiões que trazem o mais antigo entendimento acerca da proteção, habilitando as pessoas, desde então, a terem filhos e a criá-los até a idade adulta. A seleção natural e a evolução estariam presentes nesses mecanismos. As comunidades, ao se estruturarem de forma a cuidar das crianças e a transmitir os genes possibilitariam a sua sobrevivência e o seu crescimento.
o autor aponta ainda para a palavra latina cultus (que significa adoração aos deuses ou a um ser supremo) como a origem para os termos: culto e cultura. para ele, culto e crença constituem o fundamento da cultura. A cultura é fonte de proteção nas religiões. Com seus diferentes modelos de crenças e práticas, as religiões seriam os mais primitivos sistemas culturais que se tem conhecimento acerca da proteção e criação dos filhos, bem como a continuidade genética.
Como um dos mais primitivos sistemas culturais, as religiões construíram memórias repletas de significados que marcaram a evolução humana, passando de geração a geração crenças, temores, rituais. toda uma carga histórica se estabeleceu devido aos cultos às divindades, exercidas pelos povos desde as mais remotas épocas, até nossos dias atuais.
PEGUE O TRECHO QUE ACHAR RELEVANTE!