O lema da tropa O destemido tenente, no seu primeiro dia como comandante de uma fração de tropa, vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra, gritou, com firmeza, para inspirar seus homens a enfrentarem o grupamento inimigo que se aproximava: — Ou mato ou morro! Ditas essas palavras, metade de seus homens fugiu para o mato e outra metade fugiu para o morro. (EEAR-SP-adaptada) — Considere os dois últimos parágrafos do texto. No fragmento, para que houvesse redução de possibilidades interpretativas, do ponto de vista morfológico, e manutenção do sentido original desejado pelo tenente, bastaria que ele, ao encorajar seus combatentes, A acrescentasse preposições, como, por exemplo, “para”, antes dos substantivos, criando locuções adverbiais. B acrescentasse determinantes às palavras, como, por exemplo, o artigo definido “o” antes dos substantivos. C conjugasse os verbos pronunciados no tempo presente do modo indicativo. D pronunciasse as palavras considerando-as como verbos na forma nominal do infinitivo. E substituísse as palavras “mato” e “morro” por substantivos sinônimos, como, por exemplo, “relva” e “colina”.
enzobalducciop58my5:
rsrsrs essa anglo
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
alternativa D
Explicação:
respondido por:
17
A alternativa correta é a D pronunciasse as palavras considerando-as como verbos na forma nominal do infinitivo.
As formas nominais do verbo não apresentam flexão de modo e de tempo desse modo perde alguns elementos características dos verbos.
Considerando o fragmento apresentado, ao utilizar as formas nominais do infinitivo, as bases interpretativas são limitadas pois limitada também a forma do verbo não deixando a ideia com sentidos adversos.
O fragmento seria então: Ou matar ou morrer!
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás