1) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade. De acordo com o gráfico é correto afirmar que: * 1 ponto Imagem sem legenda a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2. b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio. c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável. d) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.
Respostas
Resposta:
a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.
Explicação:
fiz no classroom e estava correto
De acordo com o gráfico sobre a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera, é correto o que se afirma na alternativa a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.
Quando analisamos o gráfico (anexei ele aqui) podemos observar que o teor de oxigênio (O2) é zero durante toda a fase de atmosfera primitiva. Esses dados são comprovados através da teoria heterotrófica, que diz que na atmosfera primitiva não havia oxigênio e nitrogênio, assim, a atmosfera era composta por hidrogênio, metano, amônia e até mesmo vapores de água (já que a temperatura era muito alta).
Assim, podemos observar que os níveis de O2 só começaram a crescer realmente a partir do começo da fotossíntese, mantendo-se estável desde então.
Espero ter ajudado, bons estudos :)