O ciclo de produção e consumo é o principal agente de degradação ambiental. É possível identificar e descrever os impactos ambientais relacionados a extração/cultivo, circulação e descarte de mercadorias ao longo da história? POR FAVOR ME AJUDEM PRA HJJJ pff nao respondam so por ponto eu denuncio
Respostas
Resposta:
A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando a deterioração do ambiente. Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos outros).
Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima. Atualmente é impossível imaginar que a sociedade deixe de explorar os minérios existes ao longo da litosfera terrestre, uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento industrial. No Brasil, a extração de pedras preciosas ou semipreciosas é desenvolvida por uma atividade denominada de garimpo, nela são obtidos ouro, diamante, esmeralda, cassiterita e etc. A garimpagem geralmente é executada de forma tradicional nas margens de rios, em locais que recebem grande volume de sedimentação e em planícies fluviais, principalmente nas Bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraguai.
O garimpo mecanizado produz profundos impactos nos ambientes fluviais, destruindo as margens dos rios e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com aplicação de mercúrio e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois os rios são assoreados, a fauna é contaminada, a cobertura vegetal é retirada e compromete a saúde do homem.
Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração ou garimpagem são irreversíveis. Diante desses fatos percebemos que a lucratividade oriunda da extração mineral fica nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura
Resposta:
Sim, desde a 1ª Revolução Industrial e formação das grandes indústrias, foi priorizado manter o lucro acima de qualquer coisa. Dessa forma, para manter o lucro extraía-se ao máximo recursos naturais e não eram repostos, criando então o início da cadeia de exploração e desmatamento.
Embora hoje tenha-se evoluído, essa procura por lucro excessivo continua, e tem sido prejudicial para o meio ambiente, como exemplo, pode-se citar os agrotóxicos, descarte de mercadorias que não cumprem o absurdos requisitos impostos entre outros.