1) Fatores climáticos alteram a dinâmica dos elementos atmosféricos. Marquem V para verdadeiras e F as falas.
( ) Latitude, ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região.
( ) Latitude: ela interfere na incidencia de raios solares recebidos por determinada região.
( ) Massa de ar são grandes porções de ar da atmosfera que se estendem por milhares de quilômetros
( ) as correntes marítimas tem o poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento das massas de ar
( ) as correntes marítimas não tem poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento.
2)
1- chuvas convectivas
2-chuvas orográficas
3- chuvas frontais
( ) Quando porque as massas de ar quente e ar frio chocam frontalmente
( ) De corrente das altas temperaturas esse tipo de chuva geralmente precipita durante as tardes
( ) tipo de precipitação ocorre quando há um impedimento (seja montanha, serra ou escarpas) que barra a massa de ar úmida
Respostas
(V) A latitude interfere sim na incidência dos raios solares. A latitude é medida em relação a Linha do Equador, quanto mais próxima (há maior incidência solar), menor a latitude e a temperatura tende a ser maior; quanto mais afastada (há menor incidência solar), maior a latitude e a temperatura tende a ser menor.
(V) Em função da diferença de pressão atmosférica, temos a movimentação de massas de ar. Suas características dependem das condicoes do ambiente onde se formaram e por onde farão sua trajetória, como a continentalidade e a maritimidade.
(V) As correntes marítimas apresentam condições específicas de temperatura e interferem no clima da região. Por exemplo, onde o mar é mais quente, a temperatura aumenta e eleva a evaporação, o que faz aumentar a umidade do ar. Assim como interfere no movimento das massas de ar.
(F) As correntes marítimas interferem na temperatura.
(3) Chuvas frontais também conhecida como chuva ciclônica, é originada pelo encontro de duas massas de ar: uma quente e outra fria, ocorrendo a precipitação. Normalmente são chuvas de longa duração.
(1) Chuvas convectivas, também conhecida como chuvas de verão, ocorrem devido a diferença de temperatura entre a superfície. O ar quente, por ser menos denso, sobe enquanto o ar frio desse. O ar quente, carregado de umidade ao chegar na atmosfera se condensa e forma nuvens. São chuvas rápidas e de grande intensidade.
(2) Chuvas ortográficas, também conhecida como chuvas de relevo, são formadas quando uma massa de ar úmida vinda do oceano encontra uma barreira natural, sendo forçada a elevar-se, ocorrendo a chuva antes de conseguir romper a barreira. Normalmente com alta duração e baixa intensidade.