• Matéria: História
  • Autor: lalalelelulu
  • Perguntado 6 anos atrás

TEXTO 1

Há, então, alguma coisa que é eternamente movida graças a um movimento incessante, o qual é movimento circular, o que se evidencia não só na teoria, como também no fato. A conclusão é que o primeiro céu deve necessariamente ser eterno. Então, terá que haver alguma coisa que o move. E visto que aquilo que é movido e move, enquanto move é um intermediário, há alguma coisa que move sem ser movida.​

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edipro, 2012, p. 307.

TEXTO 2​

É preciso que tudo o que se move seja movido por outro. Assim, se o que move é também movido, o é necessariamente por outro, e este ponto por outro ainda. Ora, não se pode continuar até o infinito, pois neste caso não haveria um primeiro motor, por conseguinte, tampouco outros motores, pois os motores segundos só se movem pela moção do primeiro motor, como o bastão, que só se move movido pela mão. É então necessário chegar a um primeiro motor, não movido por nenhum outro, e este, todos entendem: é Deus.​

AQUINO, Tomás. Suma teológica. I, q. 2, a. 3.

O Texto 2, de Tomás de Aquino, dialoga com ideias do Texto 1, de Aristóteles. A leitura de ambos mostra que a escolástica de Tomás de Aquino

A
antecipa a separação entre filosofia e religião promovida na modernidade.

B
contradiz o argumento de que todo movimento deve ter uma causa.

C
reforça a filosofia aristotélica, rejeitando debates teológicos.

D
resgata concepções platônicas, criticando as intervenções aristotélicas.

E
retoma concepções aristotélicas, relacionando-as às crenças cristãs.


Anahluz8344: alguém sabe ??

Respostas

respondido por: leenzerrall
1

Resposta:

E) retoma concepções aristotélicas, relacionando-as às crenças cristãs.

Explicação:

Todo movimento deve ter uma causa."É então necessário chegar a um primeiro motor, não movido por nenhum outro, e este, todos entendem: é Deus.​"

Espero ter ajudado!!!

Perguntas similares