em sociedade tem algumas manifestações artísticas que é importante para a identidade da sua região igrejas festas casas de culturas artesanatos comidas típicas etc minas gerais
Respostas
Resposta:
A capital de Minas, Belo Horizonte – comparada às cidades históricas é novinha, apenas 121 anos, sua fundação data de 12 de dezembro de 1897 – possui belos centros culturais, como o Palácio das Artes que oferece um espaço como o Grande Teatro, o Cine Humberto Mauro, salas de exposições, entre outros teatros para públicos menores, além de núcleos de artes cênicas, de fotografia.
Além de palco para grandes manifestações artísticas – sem deixar de incluir a Conjuração Mineira, planejada e idealizada por Tiradentes e pelos grandes poetas representantes do Arcadismo – o Estado reúne um enorme acervo arquitetônico e artístico nestas cidades erguidas desde o período colonial.
A cultura mineira tem uma rica tradição musical. A começar pelo XVIII com a obra barroca de Lobo de Mesquita, um dos maiores compositores brasileiro, especialmente, no campo da música sacra.
A partir do século XIX, surgem as bandas de música que se tornaram um dos marcos de identidade cultural do Estado.
Na primeira metade do século XX a música que se destaca é o samba, o chorinho e as marchinhas.
Já a dança, a que se destaca são as folclóricas, como samba de roda, catira, ciranda, maracatu, maculelê, quadrilha de festa junina, bumba meu boi, baião, xaxado, frevo, carimbó, dentre outras.
A culinária mineira com seus pratos deliciosos, como feijão tropeiro, carne seca, farofas, o pão-de-queijo, os pratos à base de milho e com a carne de porco são muito presentes.
Conheça os mais famosos:
- tutu com lombo de porco,
- costelinha de porco,
- mingau de milho
- pamonha
- vaca atolada,
- torresmo,
- linguiça e couve,
- frango ao molho pardo, com angu de fubá
- frango com quiabo ensopado
- arroz com pequi