faça uma relação de outros prática que,na sua opinião
, podem ser adotadas na sua escola para promover a sustentabilidade
Respostas
Resposta:
1. Abolir o desperdício de água
Eliminar todo e qualquer desperdício desse recurso natural é a primeira atitude a tomar rumo a uma escola sustentável. Nesse sentido, é preciso fazer um diagnóstico de todos os pontos de saída da água, a fim de certificar-se sobre seu correto funcionamento.
Também é essencial conscientizar a todos sobre a urgência de economizar água — por exemplo, fixando mensagens descontraídas que incentivem essa economia nos banheiros e nos bebedouros ou, até mesmo, apelando para palestras de conscientização direcionadas à comunidade.
2. Economizar energia elétrica
Energia elétrica utilizada de forma racional diminui o custo operacional da escola e reduz seu peso para a natureza. Sendo assim, vale propagar essa ideia! Mais uma vez, utilize os avisos: próximos a interruptores e tomadas, eles podem gerar engajamento no uso consciente da eletricidade.
Você também pode aproveitar a data de 29 de maio, o Dia Nacional da Energia, para criar ações de sensibilização da comunidade escolar para as questões relacionadas ao tema — essa é uma ótima oportunidade para fazer demonstrações de como poupar energia.
3. Reduzir o uso de papel
Você já refletiu sobre o que acontece com o papel que é jogado no lixo pela sua escola? Já considerou reduzir o seu uso? Economizar esse material é diminuir o efeito negativo que o homem tem sobre a natureza. Não podemos nos esquecer de que muitas árvores são derrubadas para a extração da celulose.
Por isso, adotar as seguintes medidas é tornar a escola mais sustentável:
trocar a papelada rotineira por um sistema de gestão automatizado, que permita a digitalização de relatórios escolares, boletins e diários de classe — dentre outros documentos;
estimular o uso racional do papel de todas as maneiras disponíveis: reaproveitando livros e outros materiais impressos e destinando os cadernos já usados à reciclagem, dentre outras formas;
cultivar entre alunos, professores e membros da secretaria escolar a cultura de imprimir somente quando for imprescindível.
4. Incentivar o uso racional dos insumos
É possível economizar insumos em todos os setores da escola. O caminho para conseguir isso é engajar quem lida com esses materiais a lutar diariamente contra o desperdício. Sendo assim, leia, a seguir, 3 frentes cuja adesão é indispensável na construção da escola sustentável:
pessoal encarregado da limpeza e conservação: essa equipe precisa participar da luta contra o desperdício economizando materiais que, além de caros, provocam forte impacto ambiental, como detergentes, sabões em pó e outros degradadores da natureza;
funcionários que trabalham na cozinha: devem fazer o melhor aproveitamento possível dos alimentos, armazená-los de forma a evitar perdas e dar correto destino aos resíduos, em especial ao óleo;
alunos, professores e demais servidores: participam com condutas simples, como usar lápis, canetas, borrachas e outros artigos do cotidiano escolar até que realmente não possam mais ser aproveitados.
Cada uma dessas frentes deve dar aos itens com os quais lida a correta destinação: os coletores de materiais recicláveis.
5. Implantar coletores seletivos
Para a comunidade escolar dar destinação certa a cada resíduo produzido em seu meio, é preciso haver lugares determinados para as sobras e os resíduos. Isso tem dupla vantagem: fazer do descarte consciente um hábito e diminuir o trabalho e os gastos com a limpeza da instituição de ensino.