os tecidos trabalham em equipe para executar funções específicas no nosso corpo.por exemplo:o tecido das glandulas salivares tem um papel importante na digestão dos alimentos. o tecido nervoso formado por neurônios,é essencial para a nossa capacidade de raciocinio. um dos tecidos que forma a pele nos garante proteção contra os efeitos nocivios dos raios solares . a sequir são apresentados alguns dos principais tecidos do corpo humano . escolha um desse tecido e apresente alguma das suas características
Respostas
Resposta:
Explicação:
O sistema endócrino é a coleção de glândulas que produzem hormônios que regulam o metabolismo, crescimento e desenvolvimento, função tecidual, função sexual, reprodução, sono e humor, entre outras coisas.
Os hormônios são mensageiros químicos do corpo. Eles carregam informações e instruções de um conjunto de células para outro.
O sistema endócrino influencia quase todas as células, órgãos e funções do nosso corpo.
O que é
O sistema endócrino é uma coleção de glândulas e órgãos que produzem e regulam hormônios na corrente sanguínea para controlar muitas funções do corpo.
Esse sistema se sobrepõe ao sistema nervoso e ao sistema exócrino, e suas responsabilidades incluem metabolismo, crescimento e desenvolvimento sexual.
A maioria dos animais com fisiologia avançada, como vertebrados e crustáceos, possui um sistema endócrino.
Glândulas
As principais glândulas do sistema endócrino são a glândula pituitária, o hipotálamo e a glândula pineal no cérebro; a tireoide e paratireoides no pescoço; o timo, glândulas supra-renais e pâncreas no abdômen; e as gônadas – ovários ou testículos – no baixo-ventre.
Em menor grau, órgãos como coração, pulmões e estômago estão envolvidos no controle hormonal.
As glândulas do sistema endócrino de uma pessoa controlam muitas coisas, como quando ele ou ela adormece e quando a pessoa atinge sua altura adulta.
Hormônios
Hormônios que são feitos nas glândulas do corpo funcionam como mensagens. Assim como com outros tipos de comunicação, a mensagem apropriada deve atingir seu destino pretendido para ser eficaz. Por esta razão, certos hormônios são projetados para acabar apenas em certas células, chamadas de células-alvo.
Depois que o hormônio atinge a célula correta, ele se liga a um ponto receptor, que informa a célula o que fazer a seguir. Por exemplo, pode ser dito para começar a fazer energia a partir de açúcar ou para provocar a ovulação.
O hormônio não irá interferir com uma célula não-alvo, no entanto, e a célula-alvo não reagirá a nenhum outro químico além de seu hormônio especial.
No início de 2012, os cientistas não compreendiam completamente o papel de todos os hormônios, mas sabiam que os hormônios são importantes para manter a homeostase – um estado saudável e equilibrado dentro do corpo.
Os hormônios produzidos por essas glândulas são muito numerosos e complicados de listar.
Por exemplo, a glândula pituitária é freqüentemente chamada de glândula mestra porque controla o funcionamento de outros membros do sistema endócrino.
As glândulas pineais produzem melatonina, que regula os ciclos de sono das pessoas.
O pâncreas produz insulina, que controla quanto açúcar é mantido circulando na corrente sanguínea.