Respostas
Explicação:
Vocativo: juliana
Aposto: respeite as diferenças
Resposta:
não sei, mas pesquisei e achei isso:
Sujeito é uma função sintática que algumas classes gramaticais (substantivo e pronome substantivo) podem exercer. É considerado como um termo essencial da oração, embora possam existir orações sem sujeito.
Dentro do sintagma nominal, o sujeito é considerado o núcleo, ou seja, a parte mais importante. Pode fazer a ação (sujeito agente) ou recebê-la (sujeito paciente). Em alguns momentos, será simples, em outros, composto, podendo ser ainda indeterminado.
Em contrapartida, o vocativo indica um chamamento e é denominado um termo acessório da oração. Quando pensamos no significado dessa palavra, entendemos o porquê dessa função sintática receber essa classificação. O que é um acessório? Um objeto que usamos por opção, não por necessidade. O som do carro, por exemplo, é um acessório, sua presença fará com que a viagem seja melhor, passe mais rápido, mas o carro não deixará de andar, caso ele não exista.
O vocativo é considerado um acessório porque sua presença traz destaque, enfatiza, transmite um chamamento, mas sua ausência não implica na desconstrução da oração. Entretanto, na linguagem escrita, o desconhecimento da diferença entre esses termos pode trazer problemas para a comunicação, a ponto de comprometê-la severamente. Analise o exemplo a seguir.
Estava se aproximando do dia das mães e a professora pediu que as crianças fizessem, em casa, uma redação. O título e o tema eram correspondentes e deveria ser: Mãe só tem uma.
Terminado o final de semana, Pedro chegou todo feliz querendo ler a redação para toda turma. A professora permitiu e ele começou:
Meu final de semana foi maravilhoso. Minha tia e os meus primos foram lá pra casa e brincamos bastante.