De acordo com Lao-tsé, o fundador do taoísmo, os seres humanos, deveriam conhecer e buscar o Tao. EXPLIQUE o motivo.
Respostas
Resposta:
Vale lembrar que o Taoismo já foi a religião oficial chinesa, mas também foi reprimido duramente na formação da República Popular da China no século XX.
No Taoismo o “wuwei”, que significa “não agir”, é muito valorizado, pois, na natureza não existem ações desnecessárias e, todas essas ações são suaves e flexíveis, tanto quanto eficientes e harmoniosas, posto que prefere a sutileza em lugar de força.
O Taoismo afirma também o desprendimento do mundo material e a anulação dos desejos, pois, ao realizarmos um desejo, outro surgirá em seu lugar.
Além disso, o Taoismo pode ser considerado anarquista se levarmos em conta que prega a descentralização política, ao contrário do confucionismo, no qual os deveres morais, a coesão social e as responsabilidades governamentais são prioridades.
As obras literárias mais importantes no Taoismo são o Tao Te Ching, livro que contém os ensinamentos de Lao-Tsé e o Daozang, o cânon taoista com aproximadamente 1500 textos compilados ao longo da Idade Média Chinesa.
Podemos ainda dividir a tradição taoista em “Taoismo filosófico”, embasado nos textos canônicos e “Taoismo religioso”, fruto dos movimentos religiosos organizados para instituir o Taoismo enquanto religião, fundindo elementos da religião tradicional chinesa com aspectos do confucionismo e do budismo.