Respostas
Resposta:
O Dia do Fico refere-se ao momento da história do Brasil em que o príncipe regente D.
O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.
Dia do Fico ocorreu quando Dom João VI, após retornar para Portugal, recomendou que seu filho também voltasse para a Coroa Portuguesa com o intuito de terminar sua preparação acadêmica.
Após atritos econômicos, Napoleão decidiu ampliar seu território e, assim, entrou em conflito com os europeus e invadiu Portugal em 1807.
Com isso, a corte, os servos da nobreza, empregados domésticos e uma biblioteca com cerca de 60 mil livros foram transferidos para o Rio de Janeiro.
A partir de então o Brasil tornou-se base do império português e, em 1815, é elevado a membro do Reino Unido de Portugal.
instalação da família real no Rio de Janeiro possibilitou o início do desenvolvimento no Brasil.
As medidas adotadas pela coroa contribuíram para a criação de fábricas, abertura dos portos, fundação do primeiro Banco do Brasil, abertura de escolas, entre as quais a de Medicina na Bahia.
Essas ações geraram uma sensação de independência e liberdade comercial fundamentais para provocar a oposição contra Portugal.
Ao perceber que poderia perder o trono, Dom João VI regressou a Portugal em 1920 e deixou seu filho Dom Pedro como novo regente do Brasil.Reivindicações da corte
No entanto, Pedro, que era seguidor do liberalismo, se juntou aos revolucionários brasileiros e logo passou a reduzir impostos, gastos do governo, além de garantir o direito de propriedade.
regente tinha grande estima dos comerciantes que desejavam maiores liberdades, por isso um golpe foi articulado e Portugal enviou tropas sob o comendo do general Jorge de Avieez com a intenção de reaver o poder sobre o Brasil.
Mesmo após negociações e acordo, a Corte Portuguesa dissolveu o governo central do Rio de Janeiro e ordenou a volta de Pedro para Portugal a fim de que realizasse preparação acadêmica.
A elite agrária, ao perceber a tentativa de submissão do país aos interesses de Portugal e prevendo a perda dos direitos adquiridos, recebeu a notícia da ordem de retorno com desconfiança.
Foram recolhidas oito mil assinaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – estados do Brasil onde a nata econômica ficava.
O dia marcou a adesão do príncipe aos ideais libertários e colaborou com luta pela independência do Brasil, que se concluiu em 22 de abril de 1822.
Este, entretanto, juntou as tropas e população que estavam ao seu favor e expulsou o general do país.
Assim, viajou para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais com o objetivo de conquistar a lealdade e apoio das províncias, além de reforçar sua autoridade no território.
Enquanto retornava para o Rio de Janeiro, Dom Pedro I recebeu a carta, as margens do Rio Ipiranga, e proclamou no dia 7 de setembro de 1822 a independência.
Seu interesse pelos autores liberais o afastou da sucessão ao trono português por algum tempo.
Percebendo uma oportunidade de ser o próximo herdeiro do trono português, Dom Pedro retornou ao país natal e deixou seu filho para que se transformasse no imperador do Segundo Reinado brasileiro.
Resumindo:O Dia do Fico refere-se ao momento da história do Brasil em que o príncipe regente D. Pedro I decidiu ficar no país após pedido da população. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.