1 — "O mundo sensível é uma ilusão (Maya) que mascara uma realidade una e transcendente." Em quais momentos de nossas vidas, é evidente perceber as ilusões do mundo sensível e qual é a forma de não nos seduzirmos por elas?
Respostas
Resposta:{1} Um exemplo das ilusões do mundo sensível são os Veículos de Mídia e Redes Sociais, onde tudo é veiculado de forma a se parecer perfeito aos olhos de quem visualiza, tal ato que acaba fazendo com que milhares e talvez milhões de pessoas se deixem enganar e buscar essa tal perfeição inexistente, um modo de não nos seduzirmos por elas pode ser a atitude de simplesmente assumir e entender que nada é perfeito.
Explicação:
Somos completamente levados pelas nossas vontades e desejos, nunca satisfeitos com o que temos e sempre buscando ter mais. A arte é uma maneira de escapar dessa realidade e transcender a outra.
Na Filosofia é recorrente a discussão sobre a vida e as diferentes maneiras de vivenciá-la. Schopenhauer, um grande filósofo alemão, tinha uma visão negativa sobre a realidade.
Segundo ele, somos completamente levados pelas nossas vontades e desejos, nunca satisfeitos com o que temos e sempre buscando ter mais.
No entanto, para Schopenhauer, a arte é uma maneira de escapar dessa realidade e transcender a outra, mesmo que momentaneamente.
Espero ter ajudado!