1 A parte do continente americano onde predominou as colônias exploração foi:
a) América Anglo-saxônica;
b) América Latina;
c) Europa Ocidental;
d) Oriente Médio;
e) Austrália.
2 Nas colônias de povoamento foi estabelecido um modelo de propriedade que permitiu a concentração de renda no Brasil e nos demais países que passaram pelo mesmo processo de colonização. Esse modelo de propriedade era:
a) Propriedades monocultoras;
b) Pequenas propriedades;
c) Grandes propriedades;
d) Propriedades de subsistência;
e) Roças itinerantes ou temporárias.
3 O destino da produção nas colônias de povoamento era:
a) Mercado interno;
b) Mercado externo;
c) Mercado asiático;
d) Mercado lunar;
e) Mercado interplanetário.
4 Com relação às formas de colonização da América, qual tipo de trabalho predominou nas colônias de exploração?
a) Assalariado;
b) Autônomo;
c) Comunal;
d) Escravo;
e) Voluntário.
Respostas
Resposta:
1) América Latina
2) Grandes Propriedades
3) Mercado Externo
4) Escravo
Explicação:
1) As colônias de exploração aconteceram principalmente na América Latina (América Central + América do Sul), em que as intenções dos colonizadores eram meramente econômicas.
2) O sistema de divisão de terras no Brasil foi de capitanias hereditárias, comandadas pelos donatários, os quais possuíam direitos e deveres, dentre eles: deveriam colonizar, estabelecendo vilas, e desenvolver uma atividade produtiva; em contrapartida, poderia doar sesmarias - pedaços de terras - e eram autônomos, relativamente, para comandar a capitania.
3) Uma das características das colônias era que estas somente poderiam negociar com a metrópole - exclusivismo metropolitano. Por isso, pode-se afirmar que toda a produção era escoada para o mercado externo, mas especificamente para a nação colonizadora.
4) A utilização de escravos é extremamente marcante, em um primeiro momento, na América Portuguesa, eram os índios, mas houve um declínio devido à Carta Régia de 1570, à pressão dos jesuítas e, por parte, o conhecimento territorial dos indígenas. Nesse ínterim, já há adoção do sistema de escravidão dos escravos vindos da África.