• Matéria: História
  • Autor: isabelli3107
  • Perguntado 6 anos atrás

Os primeiros anos do governo de Jango coincidiram com o aumento da participação popular na vida política do país. Explique. alguém me ajuda pfv!

Respostas

respondido por: dhbrmoc
2

Com a renúncia de Jânio Quadros (PTN) à Presidência da República, caberia ao vice-presidente, João Goulart (PTB), conhecido como Jango, assumir o comando do Brasil. Mas Jango se encontrava na Ásia, em visita à República Popular da China. Então, o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli (PSD), assumiu o governo provisoriamente. Na época, grupos de oposição mais conservadores, compostos pelas elites dominantes e por setores das Forças Armadas, não aceitaram que Jango tomasse posse, sob a alegação de que ele tinha tendências políticas esquerdistas.


isabelli3107: muito obrigada^^
respondido por: junior7656
1

Resposta:

PRIMEIRA FASE DO GOVERNO DE JOÃO GOULART

HOME IDADE CONTEMPORÂNEA PRIMEIRA FASE DO GOVERNO DE JOÃO GOULART

O governo de João Goulart iniciou-se em setembro de 1961 após uma pequena crise política que quase levou o país a uma guerra civil.

O governo de João Goulart, também conhecido como Jango, estendeu-se de 1961 a 1964 e foi marcado por grande tensão política. Os obstáculos encontrados por João Goulart surgiram desde antes de assumir a presidência e permaneceram, sobretudo, quando ele tentou implantar no Brasil as conhecidas Reformas de Base. Seu governo teve o fim antecipado com a realização do Golpe Civil-Militar entre 31 de março e 2 de abril de 1964. Este texto, porém, tem como enfoque os acontecimentos do governo de Jango de setembro de 1961 até agosto de 1963.

Posse de João Goulart

No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou a presidência do Brasil após um governo atribulado e repleto de decisões desastrosas que levaram ao desgaste de Jânio, sobretudo, na sua relação com os congressistas. Segundo a Constituição de 1946, o sucessor ao cargo de presidente seria o vice eleito, João Goulart, do PTB.

A posse de Jango foi extremamente atribulada pela oposição oferecida pelo exército. Os membros das Forças Armadas do Brasil recusavam-se a aceitar a posse de João Goulart, afirmando que, se o fizesse, seria preso. Isso iniciou uma grave crise política no Brasil, quando grupos representantes do PTB iniciaram uma campanha legalista pela posse de João Goulart.

Essa campanha legalista foi encabeçada por Leonel Brizola, um trabalhista radical do PTB que era governador do Rio Grande do Sul. Brizola mobilizou militares que eram favoráveis à posse de Jango e convocou cidadãos a se voluntariar na formação de um corpo civil armado. Houve também distribuição de armas para a população, e o país esteve próximo de iniciar uma guerra civil.

A saída encontrada foi proposta pelos congressistas: adoção do parlamentarismo. A ideia era de permitir a posse de Jango, no entanto, em um sistema parlamentarista, ele teria o seu poder de governo reduzido em detrimento da figura do primeiro-ministro. A saída não agradou muito aos legalistas, mas foi adotada e, no dia 7 de setembro de 1961, João Goulart assumiu como presidente do Brasil.

espero ter te ajudado!


isabelli3107: muito obrigada^^
junior7656: de nada!
Perguntas similares