• Matéria: História
  • Autor: brunaalineferreira44
  • Perguntado 5 anos atrás

A partir do que você aprendeu sobre a Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), aponte quais as contribuições culturais e educacionais para a nossa civilização Ocidental Contemporânea.


josuefrancoricha: Os primeiros habitantes da Grécia foram os pelágios, ou pelasgos, que ocupavam o litoral e estavam organizados em comunidades. Eles acabaram assimilados por povos indo-europeus que invadiram a península Balcânica a partir de 2000 a.C, episódio que originou a formação do povo grego.
josuefrancoricha: Os teatros eram auditórios ao ar livre e o público se sentava em bancos de pedra. Os gregos eram incentivados a frequentar o teatro, considerado parte essencial de sua educação.

Os gregos criaram dois gêneros: a tragédia e a comédia.

A tragédia era tida como a expressão mais nobre do teatro e significava “canto do bode”. Ela esmiuçava a natureza do mal, das contradições humanas, enfatizava as paixões humanas,
josuefrancoricha: se nao quiser ler pesquisa roma e grecia antiga pega o primeiro site
josuefrancoricha: espero ter audado
josuefrancoricha: ajudado
brunaalineferreira44: Obrigada ajudou muitoo
josuefrancoricha: de nada
josuefrancoricha: so nao sabia como resumi é muita coisa importante
josuefrancoricha: aceita o pedido de amizade pra ganhar um emblema
josuefrancoricha: eu te ajudo tu me ajuda

Respostas

respondido por: josuefrancoricha
2

Resposta:

A sociedade grega estava dividida em cidadãos e não-cidadãos.

Os cidadãos, entre os quais havia pessoas muito ricas e outras mais humildes, desfrutavam de todos os direitos políticos, participavam da vida pública e eram obrigados a pagar impostos. Em Atenas, elevavam-se à categoria de cidadãos apenas os homens adultos filhos de país atenienses. Em outras cidades, como Esparta, por exemplo, existia uma nobreza que tinha autoridade social e política.

A maioria da população da Grécia Antiga, entretanto, era de não-cidadãos, que não gozavam de direitos políticos, a exemplo das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros (metecos). Contudo, a situação variava:

   Os estrangeiros, considerados livres, dedicavam-se principalmente ao comércio e ao artesanato. Pagavam impostos e faziam parte do exército, mas não possuíam terras nem casas.

   Os escravos eram propriedade de uma família, constituindo importante força de trabalho no serviço doméstico e na agricultura. Por vezes eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.

Perguntas similares