• Matéria: História
  • Autor: AgoraUnidos0712
  • Perguntado 6 anos atrás

- O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado por muitos”. Essa frase de João Antônio Andreoni (conhecido como Antonil), escrita no seu livro Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas, refere-se aos: A - ricos comerciantes que lidavam com os negócios de exportação e importação; B - proprietários das terras que formavam a aristocracia agrária, de grande poder econômico e político; C - lavradores assalariados que plantavam a cana-de-açúcar; D - trabalhadores livres dos engenhos: artesãos, barqueiros, capatazes; E - grandes proprietários das fábricas de manufaturas têxteis.

Me ajudem se souberem, obrigada <3

Respostas

respondido por: dadofabri15
46

Resposta: letra b

Explicação: ..

respondido por: maarigibson
11

O senhor de engenho era o grande proprietário de terra no Brasil colonial (letra B).

Os senhores de engenho eram os grandes proprietários de terra do início do Brasil colônia, mantendo esse título mesmo quando a cana-de-açúcar deixou de ser o principal produto de exportação brasileiro.

Mais do que um título por causa da terra, indicava um status social e econômico, pois eram muito influentes também na política colonial, além do respeito. Muitas vezes, essas famílias poderosas formaram oligarquias políticas nos estados após a proclamação da república.

Leia mais sobre em:

Anexos:
Perguntas similares