Sabe-se que a Península Arábica era dividida, geograficamente, em duas partes: A desértica e a litorânea, o que acabou organizando os árabes nesses dois grupos básicos (os do deserto e os do litoral). Mediante essa explicação, marque a alternativa cuja característica não corresponde a nenhum deles. a) Os árabes do deserto são semi-nômades b) Os árabes do litoral vivem do comércio c) Os árabes do deserto são chamados de beduínos d) Os árabes do litoral vivem em oásis e) Os árabes do deserto vivem da criação animal
Respostas
Resposta:
península Arábica
Introdução
A península Arábica, ou Arábia, localiza-se no sudoeste da Ásia. É a terra natal do povo árabe e também o berço do islamismo. A Arábia Saudita detém cerca de quatro quintos do território da península. O restante é dividido entre Kuwait, Omã, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Barein e partes da Jordânia e do Iraque.
Sana
Next
Vista de Sana, capital do Iêmen, com a mesquita Al-Salih no fundo.
© Vladimir Melnik/Shutterstock.com
Geografia
O deserto da Arábia ocupa a maior parte da área. Em alguns trechos, chove o suficiente para permitir a existência de gramíneas e arbustos, mas, de modo geral, o clima é muito quente e seco. Cerca de um terço do deserto é formado por areia. Outras partes são cobertas por rochas. Existem algumas colinas e montanhas.
Arábica, península
Next
O deserto da Arábia cobre a maior parte da península Arábica, no sudoeste da Ásia.
Richard August (CC-BY-2.0)
Quase metade das reservas mundiais de petróleo está na Arábia. Grande parte delas se localiza nas proximidades do golfo Pérsico, que fica a leste da península. Os países da região são grandes produtores e exportadores de petróleo.
População
A maior parte da população é formada por árabes da península. Quase todos falam a língua árabe e são muçulmanos (seguidores do islamismo). Maomé, fundador da religião muçulmana, ou islamismo, nasceu na atual Arábia Saudita.
mulher, direitos da
Next
Mulheres aplaudem durante uma manifestação a favor dos direitos femininos na cidade de Sulaibiya, no Kuwait, em 2006. Foi nesse ano que as kuwaitianas passaram a poder votar e candidatar-se a cargos políticos.
AP Images
História
Muitos povos viveram na península Arábica. Em tempos remotos, sabeus, minoanos e himiaritas estabeleceram poderosos reinos no sul da Arábia. Esses reinos mantinham intercâmbio comercial com Egito, China e Índia.
Arábica, península
Next
Na arquitetura de Mascate, capital de Omã, é possível identificar as influências árabe, portuguesa, persa e indiana, dentre outras.
© Typhoonski/Dreamstime.com
No século VII, a religião fundada por Maomé se difundiu rapidamente por toda a Arábia. Pela conquista militar, os árabes levaram o islamismo a outras regiões, formando um grande império. De início, o governo se manteve na península Arábica, mas com o tempo surgiram centros de poder em outras partes do império.
No século XVI, os turcos incorporaram a Arábia ao Império Otomano, porém jamais assumiram o controle completo da península. A família Saud dominava a parte central da Arábia, e os árabes se revoltaram muitas vezes contra os turcos.
Ao mesmo tempo, os britânicos dominavam a maior parte das costas sul e leste da Arábia. Chefes árabes locais se juntaram aos britânicos na luta contra os otomanos, que foram derrotados no início do século XX. Gradualmente, a península também se libertou do domínio britânico. Em 1971, todos os países da região se tornaram independentes. Em 1990, o Iêmen do Norte e o Iêmen do Sul se uniram, adotando o nome de República do Iêmen.