A visualização das classes utilizadas pelo sistema e como elas se relacionam são feitas por meio do diagrama de classes, que apresenta uma visão estética de como estão organizadas e que define uma estrutura lógica. Pascutti, Márcia Cristina Dadalto. Freitas, Janaina Aparecida de. Gasparotti, Talita Tonsic. Pedroso, Victor de Marqui. Engenharia de software. Maringá: Unicesumar, 2019. Adaptado. A respeito dos relacionamentos encontrados em um diagrama de classe, avalie as afirmativas a seguir. I. Na generalização ou especialização há a ocorrência de herança, por parte das superclasses, nas subclasses. II. O relacionamento da composição é similar ao de agregação, no qual os objetos da classe parte podem viver quando o todo é destruído. III. A associação é um relacionamento que conecta duas ou mais classes, mas pode-se haver um relacionamento de uma classe com ela mesma, resultando em uma associação reflexiva. IV. A agregação é um relacionamento que ocorre somente entre duas classes: a classe denominada todo-agregado e a classe denominada parte-constituinte. Ambas as classes podem “viver” de forma independente. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: II e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas
Respostas
Resposta:
5. l, lll, lV, apenas.
Explicação:
I. Na generalização ou especialização há a ocorrência de herança, por parte das superclasses, nas subclasses.
R: Generalização ou especialização: Essa associação identifica as classes-mãe (superclasse), as quais são chamadas gerais, e as classes-filhas (subclasses), as chamadas especializadas, demonstrando a ocorrência de herança e, possivelmente, de métodos polimórficos nas classes especializadas.
III. A associação é um relacionamento que conecta duas ou mais classes, mas pode-se haver um relacionamento de uma classe com ela mesma, resultando em uma associação reflexiva.
R: De acordo com Melo (2004), a associação é um relacionamento que conecta duas ou mais classes, demonstrando a colaboração entre as instâncias de classe. Pode-se, também, haver um relacionamento de uma classe com ela mesma e, nesse caso, tem-se uma associação unária ou reflexiva.
IV. A agregação é um relacionamento que ocorre somente entre duas classes: a classe denominada todo-agregado e a classe denominada parte-constituinte. Ambas as classes podem “viver” de forma independente.
R: Uma agregação pode ocorrer somente entre duas classes. De acordo com as regras da UML, esse tipo de relacionamento ou associação é identificável a partir da notação de uma linha sólida entre duas classes: a classe denominada todo-agregado recebe um diamante vazio, enquanto a outra ponta da linha é ligada à classe denominada parte-constituinte. Ambas as classes podem “viver” de forma independente, ou seja, não existe uma ligação forte entre as duas. Objetos da parte constituinte ou da parte agregado são independentes em termos de vida, mas ambas são partes de um único todo. Essa análise dependerá do domínio do problema em estudo.