Respostas
Explicação:
Área da geografia que estuda as relações de poder entre os países. A Geopolítica pode ser definida como o ramo da geografia que interpreta os fenômenos históricos, econômicos e políticos dos países e seus reflexos no cenário mundial.
O termo Geopolítica surgiu na obra do cientista político Rudolf Kjellén, no início do século XX. Ele se baseou no livro “Politische Geographie“ (Geografia Política) do alemão Friedrich Ratzel.
Foi principalmente durante a ascensão do fascismo europeu (sim, o nazismo), que as questões territoriais ganharam uma nova abordagem para os Estados.
É claro que antes disso os países já entendiam seus territórios como sua fonte básica de recursos, mas, com o nazismo, este entendimento atingiu um novo patamar. Não se tratava apenas de organizar recursos internos e conquistar terras estrangeiras.
É importante destacar que nazismo cunhou a expressão “espaço vital” para se referir a territórios não pertencentes a Alemanha, mas, que seriam fundamentais para o seu desenvolvimento. Correspondia, praticamente, a todo o leste europeu, incluindo Polônia, Ucrânia e outros países que deveriam ser conquistados ou cooptados, conforme as circunstâncias.
Foi justamente este movimento do pensamento político e econômico nazista que deu origem ao que chamamos geopolítica.
Mesmo o campo de estudo já existindo, a Geopolítica só veio a se chamar Geopolítica em 1905 com o sueco Rudolph Kjéllen, que assim a nomeou em seu artigo “As grandes potências”. Ela estuda a relação entre poder e território, e como a conquista de determinado território pode modificar as relações entre os Estados.
Embora a Geografia política e a geopolítica se relacionem e se sobreponham, são diferentes na abordagem. Enquanto a primeira estuda a relação entre território e o Estado, a segunda foca mais nas teorias e estratégias da obtenção de poder de determinado território e suas implicações.
A Geopolítica estuda como a conquista de um território afeta as relações de poder político e econômico dos Estados (recursos minerais, demografia, etc.).
A geopolítica ultrapassa as fronteiras nacionais, considerando a diplomacia e as disputas e conflitos internacionais.