qual a relação entre atividades físicas e o câncer de mama
Respostas
Resposta:
Como a prática de atividades físicas pode prevenir o câncer de mama?
Como foi mencionado, essa relação entre a prática de exercícios físicos e a prevenção do câncer de mama, apresenta estudos e hipóteses distintas e por ser uma doença multifatorial, essa relação não é exata, pois não altera, por exemplo, a predisposição genética. O que podemos dizer é que em todos os experimentos realizados até então, uma certa quantidade e intensidade de atividades físicas interfere nas probabilidades de desenvolver o câncer ou não.
Uma das teorias para isso é que os exercícios físicos afetariam a decomposição do estrogênio, o que contribui para diminuir o câncer de mama, principalmente no caso de mulheres que se encontram no período após a menopausa. Outra possibilidade, sustentada pelo educador físico Bruno Gion, do Hospital Albert Einstein, seria o fortalecimento do sistema imunológico, evitando a predisposição à geração de células neoplásticas, reduzindo assim a probabilidade do desenvolvimento do câncer.
Apesar de não poder afirmar que os exercícios físicos sejam um fator de proteção 100% garantido contra o câncer de mama, segundo o Dr. Domingos, pesquisas recentes demonstraram redução de 14% da possibilidade de desenvolver câncer de mama em mulheres que caminhavam uma hora por dia e de 25% em mulheres que praticavam atividades mais intensas, como corrida e natação, por mais de dez horas semanais.
Explicação:
Resposta:
A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama (pós-menopausa).
Explicação: