Quando a luz encontra a matéria, ela pode ser refletida, transmitida ou absorvida. Substâncias que absorvem a luz visível são conhecidas como pigmentos. Diferentes pigmentos absorvem diferentes comprimentos de onda da luz, e os comprimentos de onda absorvidos desaparecem. Se o pigmento é iluminado com luz branca, a cor visível é a cor mais refletida ou transmitida pelo pigmento. Enxergamos o verde quando olhamos para a folha, porque a clorofila absorve a luz azul-violeta e a vermelha, enquanto reflete a luz verde. Agora veja este experimento: Uma solução contendo clorofila isolada de cloroplastos foi excitada com luz ultravioleta e pôde-se ver a emissão de fluorescência com um brilho vermelho-alaranjado. O seu desafio será explicar o fenômeno da fluorescência no frasco de clorofila e também explicar o motivo pelo qual uma folha, com a mesma quantidade de clorofila exposta à luz ultravioleta, não emite fluorescência.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A absorção de um fóton de luz leva um elétron do estado basal para o estado excitado, o elétron não pode permanecer nesse estado por muito tempo. O estado excitado é instável. Geralmente quando moléculas de pigmentos isolados absorvem a luz, seus elétrons excitados retornam ao orbital do estado basal em bilionésimos de segundo, liberando o excesso de energia na forma de calor. Alguns pigmentos isolados, como a clorofila, emitem luz e calor após absorção de fótons. Quando os elétrons excitados retornam ao estado basal, fótons são emitidos.
Esse brilho posterior é denominado fluorescência. Por isso, o frasco com clorofila emite fluorescência.
No caso da folha, não seria observada a fluorescência, pois a maior parte dos elétrons da clorofila, excitados pela absorção de fótons, é utilizada para dar forças às reações de fotossíntese.
O fenômeno da fluorescência no frasco de clorofila envolve conceitos de luz ultravioleta.
Aspectos importantes acerca do fenômeno da fluorescência e de luz ultravioleta
- Quando estudamos o fenômeno da fluorescência, aprendemos que se trata da emissão de luz quando um elétron sai de um estado excitado singleto;
- o elétron excitado permanece com a mesma orientação de spin, e permanece desemparelhado;
- o retorno do elétron ao estado fundamental ocorre rapidamente através da emissão de um fóton;
- a absorção de um fóton faz com que um elétron saia do estado basal para o estado excitado, onde não permanece por muito tempo
Quando observamos a folha, a sua não fluorescência ocorre porque a maior parte dos elétrons da clorofila são excitados pela absorção de fótons e empregados fortalecendo a fotossíntese.
leia mais sobre emissão de luz:
https://brainly.com.br/tarefa/52317948
#SPJ2