• Matéria: Geografia
  • Autor: carolpastorio
  • Perguntado 6 anos atrás

Desenvolvimento industrial da Rigiões da Itália:

Respostas

respondido por: emillysantos8116
1

Resposta:

É similar ao que ocorre no Brasil com as Regiões Sul e Sudeste e o Norte e Nordeste. No caso de Itália, a Região do Centro e do Nordeste tem apresentado avanços continuados em seu desenvolvimento industrial por meio de aglomerações de pequenas firmas e que é denominada de Terceira Itália.

respondido por: emilyvillanovad
0

Resposta:

A Itália é um país de 300 mil km² e conta com mais de 60 milhões e habitantes. A organização administrativa é constituída de um Governo Central ( parlamentarista) com vinte regiões e noventa e cinco províncias.

 

Numa visão global, o País se caracteriza por uma região muito desenvolvida no Norte e Noroeste geográfico, denominado de Primeira Itália; uma grande região conhecida como a Segunda Itália, onde se registra índices de subdesenvolvimento marcantes historicamente. É similar ao que ocorre no Brasil com as Regiões Sul e Sudeste e o Norte e Nordeste. No caso de Itália, a Região do Centro e do Nordeste tem apresentado avanços continuados em seu desenvolvimento industrial por meio de aglomerações de pequenas firmas e que é denominada de Terceira Itália.

 

O modelo de desenvolvimento dessa nova Região surgiu com grande força a partir da década de 70 e 80, ao mesmo tempo em que o “Programa de Desenvolvimento Regional da “ Cassa per il Mezzagiorno” entrava em colapso no Sul italiano. Vale lembrar que essa organização serviu de modelo para a formatação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste(SUDENE) na década de 60. Estudei também tal experiência “in loco” e tive a oportunidade de ser aluno, no meu Curso de Pós-graduação em Israel, do professor Gabriele Pescatore, então Presidente da “Cassa”, o qual muito me instruiu sobre as políticas de desenvolvimento regional daquele País (Ele tinha grande interesse pelos problemas do Nordeste e esteve aqui em 1966, juntamente com o meu saudoso professor Dr. Raanan Weitz, diretor do Settlement Study Centre de Rehovot( Israel). Faço esses comentários para que os meus leitores fiquem sabendo que tenho certa familiaridade com os assuntos que estou abordando no momento.

 

Como já mencionado, a Região que estou tratando abrange as Províncias de Bolonha, Florença, Ancona, Veneza, Milão, Turim e Gênova. Como muitos dos leitores sabem, trata-se de uma das mais lindas visões de riquezas paisagísticas da Europa. No entanto, historicamente essas Províncias eram sustentadas economicamente pelo turismo e pela exploração agropecuária e a indústria de vinhos. Nas últimas décadas, entretanto, ocorreu uma profunda transformação produtiva nessa região, com predomínio de um moderno parque industrial com características diferenciadas das grandes indústrias da Região Norte do País e mesmo das empresas estatais do Sul.

Explicação:

Perguntas similares