Respostas
Resposta:
Sobre a (in)definição da dislexia, podemos afirmar, exceto:
Resposta :
As primeiras descrições envolvendo dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita coincidem com a história
da própria institucionalização do ensino, quando, no final do século XIX, surgiram na Inglaterra escolas
elementares públicas, obrigatórias e formalmente organizadas.
Resposta:
Olá!!!
Explicação:
Fiz um artigo durante meu curso de Pedagogia que trata sobre discalculia.
Segue um resumo:
Discalculia é uma dificuldade, um impedimento de a matemática que ir adiante junto com um número de outras limitações, tais como a introspecção espacial, o tempo, a memória pobre, e os problemas de ortografia. Há indicações de que é um impedimento congênito ou hereditário, com um contexto neurológico a discalculia atinge crianças e adultos. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.
Ladislav Kosc descreveu seis tipos de discalculia: a discalculia léxica, discalculia verbal, discalculia gráfica, discalculia operacional, discalculia practognóstica e discalculia ideognóstica: Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos; Discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos; Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos; Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos; Discalculia practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens; Discalculia ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.