• Matéria: Filosofia
  • Autor: thiagorafaeltrmds
  • Perguntado 5 anos atrás

“Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.” Pablo Picasso 1. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: * 1 ponto a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo que um artista já o mesmo tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa. d) Um quadro não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível. e) Um quadro, uma vez terminado, é um quadro vivo apenas para o artista uma vez que ele é o criador e ao mesmo tempo o ser que admira a sua própria obra. Unioeste 2012) “O nascimento da estética como disciplina filosófica está indissoluvelmente ligado à mutação radical que intervém na representação do belo quando este é pensado em termos de gosto, portanto, a partir do que no homem irá logo aparecer como a essência mesma da subjetividade, como o mais subjetivo do sujeito. Com o conceito de gosto, efetivamente, o belo é ligado tão intimamente a subjetividade humana que se define, no limite, pelo prazer que proporciona, pelas sensações ou pelos sentimentos que suscita em nós. (…) Com o nascimento do gosto, a antiga filosofia da arte deve, portanto, ceder lugar a uma teoria da sensibilidade”. Luc Ferry. 2. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada com a Estética como disciplina filosófica. * 1 ponto a) Estética e a tradução da palavra grega aisthetiké que significa “conhecimento sensorial, experiência sensível, sensibilidade”; só na modernidade, por volta de 1750, foi utilizada para referir-se aos estudos das obras de artes enquanto criações da sensibilidade tendo como finalidade o belo. b) Desde seu nascimento como disciplina específica da filosofia, a Estética afirma a autonomia das artes pela distinção entre beleza, bondade e verdade. c) Ainda que a obra de arte seja essencialmente particular, em sua singularidade única ela oferece algo universal. Eis a peculiaridade do juízo de gosto: proferir um julgamento de valor universal tendo como objeto algo singular e particular. d) A Estética não cabe apenas ocupar-se com o sentimento de beleza, mas também com o sentimento de sublime. e) Considerando que tanto o gosto do artista quanto os gostos do publico são individuais e incomparáveis e que, portanto, “gosto não se discute”, a Estética como disciplina da filosofia está destinada ao fracasso, pois não é possível dar universalidade ao juízo de gosto.

Respostas

respondido por: tainyferraresso
243

Resposta:

1- C

2- E

Explicação:

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souzamille27: certinho
renataoliveirap79835: obrigada mo
respondido por: makmorales
54

Letra C: o fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa basicamente que o quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo, é capaz de imortalizar o pensamento, a expressão e a criatividade do artista, além de sua própria imagem e legado.

Ainda que um artista já o tenha terminado ou interrompido sua carreira. seu quadro continuará a carregar o seu legado Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa, o que confere às obras a pluralidade.

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