2) Pode-se dizer que a industrialização inglesa foi, em contraste com outras que viriam, um processo “orgânico”, que decorreu do desenvolvimento anterior da manufatura e de um prolongado período de acumulação de capital e de proletarização dos camponeses e artesãos. PRONI, Marcelo Weishaupt. História do capitalismo: uma visão panorâmica. Cadernos do CESIT, Campinas, n.25, out. 1997. Disponível em Dentro do processo de transformações sociais na Europa ocidental durante a Idade Moderna (séculos XV – XVIII), deve-se destacar a ocorrência, surgimento e desenvolvimento de um conceito: gentry. Sobre o conceito de gentry, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) O conceito remete a uma classe de trabalhadores desempregados no contexto da Revolução Industrial, que ‘inchava’ os espaços urbanos. b) Pode-se compreender o conceito a partir da classe dos católicos romanos, que não se alinharam aos anglicanos ingleses no eixo da Reforma Protestante. c) Trata-se da elite rural inglesa, que, embora nobiliárquica, agregou burgueses e outros agentes econômicos às suas fileiras. d) Este conceito diz respeito ao grupo de trabalhadores que passou a pressionar os empresários por melhores condições de trabalho na Revolução Industrial, criando as primeiras iniciativas sindicais. e) Trata-se da classe nobiliárquica urbana europeia, que era extremamente hermética (fechada) e não aceitava a presença de plebeus e/ou burgueses em seus espaços.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
C
Explicação:
Trata-se da elite rural inglesa, que, embora nobiliárquica, agregou burgueses e outros agentes econômicos às suas fileiras.
respondido por:
5
Resposta:
c) Trata-se da elite rural inglesa, que, embora nobiliárquica, agregou burgueses e outros agentes econômicos às suas fileiras.cação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás