TEXTO 1 LEI Nº 1.261, DE 31 DE OUTUBRO DE 1904 O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil: Faço saber que o Congresso Nacional decretou e eu sancciono a lei seguinte: Art. 1º A vaccinação e revaccinação contra a variola são obrigatorias em toda a Republica. [...] Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2019 (ortografia original). TEXTO 2 [...] “O sr. dr. Oswaldo Cruz, director da Saúde Pública, ordenou que fossem submetidos a vaccinação todos os empregados da Saúde Pública, em número de trezentos. Parte dos empregados assumiu attitude hostil, declarando não se submetter à vaccinação. À vista disso, o dr. Oswaldo Cruz pediu providências à polícia, que logo compareceu ao local. A maioria dos empregados já se havia retirado, quando chegou a força. Poucos se submetteram à vaccinação.” [...] Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2019 (ortografia original). Os eventos descritos nos textos 1 e 2 culminaram com a chamada Revolta da Vacina, ocorrida no Rio Janeiro, quando ainda era capital do Brasil, no início do século XX. A lei imposta pelo governo, contida no texto 1, e as atitudes tomadas pelos empregados da Saúde Pública, presentes no texto 2, são, respectivamente, a) um ato constitucional e uma guerrilha urbana. b) uma obra civilizatória e uma revolta confessional. c) uma ação higienista e uma prática de desobediência civil. d) uma política modernizadora e uma luta por direitos trabalhistas. e) uma atuação sanitária e uma organização de representação classista.
Respostas
Resposta:
letra C) Uma ação higienista e uma prática de desobediência civil.
Explicação:
Sobre a Revolta da Vacina, a lei imposta pelo governo, e as atitudes tomadas pelos empregados da Saúde Pública, são, respectivamente, uma ação higienista e uma prática de desobediência civil. Alternativa C.
Revolta da Vacina
O Rio de Janeiro do início do século XX era um lugar inóspito, onde as condições sanitárias eram precárias devido ao desinteresse do poder público, mas a realidade das classes mais baixas em ter de se aglomerar em cortiços sem higiene também era mola propulsora para as muitas infestações de doenças que ocorriam.
Dentre elas, e dentre as mais marcantes, ocorreu a da varíola, uma epidemia que lotou os hospitais cariocas, espalhando o medo entre a população.
Porém, mesmo temerosos, muitos se negavam a tomar a vacina devido ao preconceito, pois para elaborar a vacina tinha de se extrair matéria-prima das vacas, algo que também assustava os populares.
Mais sobre a Revolta da Vacina: https://brainly.com.br/tarefa/22678475