(FUVEST) O local e o global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens, “A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito distanciadas que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”.
Octávio Ianni, Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado.
1) No texto acima, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que persiste no século atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse processo leva à : *
1 ponto
a) padronização da vida cotidiana.
b) melhor distribuição de renda no planeta.
c) intensificação do convívio e das relações afetivas presenciais.
d) maior troca de saberes entre gerações.
A Globalização não apaga nem as desigualdades nem as condições que constituem uma parte importante do tecido da vida social nacional e mundial. Ao contrário, desenvolve umas e outras, recriando-se em outros níveis, com novos ingredientes. As mesmas condições que alimentam a interdependência e a integração, as desigualdades e contradições, em âmbito tribal, regional, nacional, continental e global.
2) (UNCISAL) Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a temática globalização, é correto afirmar que: *
1 ponto
a) a importação do cinema norte-americano e da literatura europeia configura-se em um dos aspectos da globalização que afeta positivamente o Terceiro Mundo.
b) a revolução tecnológica constitui-se na grande conquista da era da globalização, pois ela garante o estabelecimento de regimes democráticos no mundo.
c) num mundo globalizado, a desigualdade, que é parte integrante das sociedades, desaparece em função do desenvolvimento igualitário da relação de produção material e cultural.
d) a globalização constitui-se em um fenômeno de abertura das economias rumo a uma integração mundial e é, ao mesmo tempo, seletiva, pois não envolve todas as regiões, atividades e segmentos sociais.
classrom
Respostas
Resposta:
1) a) padronização da vida cotidiana.
2) d) a globalização constitui-se em um fenômeno de abertura das economias rumo a uma integração mundial e é, ao mesmo tempo, seletiva, pois não envolve todas as regiões, atividades e segmentos sociais.
Explicação:
1) No contexto da Globalização há uma certa padronização da vida cotidiana, afinal, praticamente no mundo todo é possível consumir produtos das mesmas marcas, com os mesmos estilos.
2) É possível perceber que um dos objetivos da Globalização é uma integração mundial, porém, nem todos conseguem fazer parte desse processo em que o consumo é um dos pilares.
1)
Alternativa A.
Ainda no século XX os sociólogos cunharam o termo ''Industria Cultural'' para designar a nova industria, que era capaz de prever e controlar os padrões de comportamento e costumes da sociedade.
Desde então este termo se mantém em voga, e muito se fala sobre a homogeneização das culturas, isto é, a padronização das preferências e do modo de agir dos indivíduos a partir de uma referência dominante.
2)
Alternativa D
O processo de globalização trata-se da mundialização do espaço geográfico, isto é, por meio da interligação econômica, política, social e cultural do todo o mundo cria-se uma rede de abertura das economias.
Espero ter ajudado, bons estudos.