QUAL É O MÁXIMO DE HORAS(FUSOS HORÁRIOS) QUE PODEMOS TER DE UMA REGIÃO PARA OUTRA NO GLOBO TERRESTRE?
Respostas
Resposta:
Oi tudo bem com você?
Explicação:
Pode-se dizer, assim, que cada ponto localizado sobre a superfície terrestre possui uma hora diferente de qualquer outro situado em um meridiano que não fora o escolhido inicialmente como padrão.
Os fusos horários podem ser definidos como zonas delimitadas por dois meridianos consecutivos da superfície terrestre, cuja hora legal, por convenção, é a mesma.
Ou seja: Os fusos horários são numerados de 1 a 12, a partir do meridiano de origem, com sinal positivo para leste, quando as horas estão adiantadas em relação à origem, e sinal negativo para oeste, quando as horas estão atrasadas em relação a ela.
Como cada um dos 24 fusos (ou 24 meridianos) possui amplitude de 15°, tem-se que, por exemplo, o primeiro fuso de 0° de longitude, sobre o meridiano de Greenwich, terá 7°30` (metade de 15º) na direção leste e 7°30` na direção oeste. Sendo assim, sempre se deverá considerar, para efeito de cálculo de horas, essa amplitude de 7°30` para cada lado do meridiano considerado.
Usando um exemplo prático, ao viajarmos para leste, devemos adicionar 1 hora ao relógio por cada zona de tempo padrão; já para oeste, devemos subtrair uma hora a cada zona de tempo padrão (a cada 15º).
Espero ter ajudado...
:-)