14. A Proclamação da Independência do Brasil
ocorreu no dia 07 de setembro de 1822, através
do príncipe regente Dom Pedro I, que era filho de
Dom João VI (1767-1826).
Sobre a proclamação da Independência do Brasil
pode-se dizer que
A( ) A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil,.em nada Contribuiu para o desencadeamento da Independência
B( ) No Brasil não existia nenhum movimento político importante que reivindicava a independência
C( ) Após a proclamação, houve fortes mudanças e transformação política e administrativas no Brasil
D( ) Mesmo com a declaração da Independência, houve mais uma continuidade do que uma ruptura, fato que só começou a mudar no ano de 1831 , quando D.Pedro I abdicou o trono
Respostas
D) (X) Mesmo com a declaração da Independência, houve mais uma continuidade do que uma ruptura, fato que só começou a mudar no ano de 1831, quando D. Pedro I abdicou o trono.
Quando o país deixou de ser Brasil Colônia e passou a ser Brasil Império, continuou sendo um lugar comandado por monarquistas, transferindo apenas o título de "Rei" para "Imperador". Não houve grandes mudanças políticas e administrativas. Dom Pedro I tinha as mesmas ideias conservadoras de Portugal, enquanto que o povo exigia transformações em seu sistema administrativo. A Constituição daquela época dava grande poder ao imperador, enquanto que a oposição não aprovava.
A família Real Portuguesa chegou ao Brasil fugindo dos franceses, desobedecendo as ordens dadas por Napoleão Bonaparte, e pela disputa envolvendo a Inglaterra. Com a chegada ao Brasil, contribui para a independência, pois incrementou a economia da nação.
Grupos passaram a tomar iniciativas em movimentos que eclodiram para a independência, podemos citar a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana, que foram um dos responsáveis pela pressão exercida na separação de Portugal e Brasil.