• Matéria: História
  • Autor: euAjudo124
  • Perguntado 6 anos atrás

qual a diferença entre a política e as polis gregas da atual política, e cidades do mundo moderno?


josuefrancoricha: Mas ao falarmos da democracia ateniense, é preciso ressaltar que ela se limitava apenas a determinados indivíduos, considerados como os verdadeiros cidadãos da pólis.
josuefrancoricha: Atenas possuía meio milhão de habitantes, dos quais 300 mil eram escravos e 50 mil estrangeiros, conhecidos como “metecos”. Excluindo-se as mulheres e crianças, restavam apenas dez por cento da população, que englobava os cidadãos propriamente ditos, capacitados para decidir por todos. Por isso, quando falamos em democracia ateniense, é bom lembrar que a maior parte da população se achava excluída do processo político.
josuefrancoricha: Aliás, quanto mais se desenvolvia a ideia de “cidadão ideal”, com a consolidação da democracia, mais a escravidão surgia como contraponto indispensável, na medida em que ao escravo eram reservadas as tarefas consideradas menores.
euAjudo124: é isso memo
josuefrancoricha: De qualquer forma, é inegável que um houve na Grécia clássica, mormente em Atenas, um processo de mutação do ideal político e o surgimento de uma concepção nova de poder baseada na democracia
josuefrancoricha: isso ai?
josuefrancoricha: sa um obrigado
josuefrancoricha: da um melhor resposta
euAjudo124: é sim
josuefrancoricha: pf

Respostas

respondido por: josuefrancoricha
2

Resposta:

No desenvolvimento da civilização grega, notamos que vários estudiosos destacam o surgimento da pólis como uma das mais importantes experiências desenvolvidas em toda a Antiguidade. Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico. Contudo, como foi possível que esse tipo de organização social e política existisse?

A princípio, o Período Homérico (XII a.C. – VIII a.C.) ficou conhecido pela formação das chamadas comunidades gentílicas. Estas consistiam em pequenas unidades agrícolas autossuficientes, nas quais todas as riquezas eram produzidas de forma coletiva. À frente desse grupo tínhamos o pater, uma espécie de patriarca que determinava a organização das ações administrativas, judiciárias e religiosas a serem desempenhadas por todos que compartilhavam aquele mesmo espaço.

Explicação:


josuefrancoricha: A RESPOSTA ESTA NO COMENTÁRIO DA PERGUNTA NAO ME DENUNCIAM
Perguntas similares