De acordo com a visão de Lênin, o imperialismo levou as economias e nações à integração no mercado internacional. A falta de igualdade entre as nações e economias tornou-se o resultado esperado do desenvolvimento do imperialismo, na medida em que a importação de matéria-prima e a exportação de bens manufaturados formavam a base da relação metrópole-colônia. A reprodução e a ampliação da desigualdade entre economias avançadas e economias dependentes se desenvolveu como produto derivado do próprio processo de crescimento do capitalismo.
No período tratado no texto, foi estabelecida uma relação político-econômica caracterizada pela
a)
isolação geográfica.
b)
prosperidade mútua.
c)
subordinação estrutural.
d)
industrialização colonial.
e)
complementaridade solidária.
Respostas
Resposta:
Opa!
A certa é a letra:
c) subordinação estrutural.
teste geekie ae ksks
A subordinação estrutural configurava a relação político-econômica estabelecida durante o imperialismo, assim como afirmava Lênin. Alternativa C.
Lênin: imperialismo e subordinação
O fato de as colônias estarem planejadamente menos desenvolvidas que suas respectivas ou ex-metrópoles, era um fato que levava Lênin a refletir que essa subordinação se demonstrava vantajosa apenas para os países mais desenvolvidos.
Assim como é ilustrado no texto em estudo, onde as nações mais poderosas angariavam as matérias-primas disponíveis em países em desenvolvimento para mais tarde lhes revender produtos manufaturados.
Empreendimentos como o neocolonialismo da Ásia e África revelavam uma desigualdade oriunda e intensificada pelo capitalismo, um plano estruturado e mantido para a subordinação.
Aprenda mais sobre o imperialismo segundo a visão de Lênin: brainly.com.br/tarefa/54048479
#SPJ5