As investigações sociológicas de Gilberto Freyre (1900-1987) dedicam-se sistematicamente à compreensão da realidade sociocultural brasileira, sendo que seu livro Casa-grande & senzala é considerado um clássico da sociologia no Brasil. Assinale a alternativa correta a respeito dessa obra. (0.75)
a) Casa-grande & senzala é, com justiça, considerado um estudo bastante original da realidade sociocultural brasileira, pois realiza pormenorizada investigação acerca das relações cotidianas que formam nossa sociedade, apresentando importantes conceitos sociológicos, como o de democracia racial, que posteriormente é adotado de modo integral por Darcy Ribeiro, em sua obra O povo brasileiro.
b) Casa-grande & senzala, em que pese sua originalidade e sua profundidade, possui limitações historiográficas e sociológicas muito conhecidas, como é o caso do problema da escravidão no Brasil colonial, tema completamente ignorado por seu autor.
c) Estudo pioneiro e profundo acerca das relações sociais cotidianas no período colonial, Casa-grande & senzala define a miscigenação racial como aspecto nuclear na formação da sociedade brasileira e elemento com o qual se constrói a nossa democracia racial. Particularmente, esse conceito de democracia racial é bastante criticado por pesquisas realizadas posteriormente por outros estudiosos.
d) Gilberto Freyre notabilizou-se em sua obra Casa-grande & senzala por restringir-se a descrições documentais, eximindo-se de qualquer pretensão interpretativa, fato este que é explícito na condenação que faz dos estudos anteriores, que se baseavam no conceito puramente abstrato de democracia racial da sociedade brasileira.
e) N.d.a.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: letra C
Explicação: Freyre fala muito em sua obra sobre a miscigenação, que para ele é pilar da formação da sociedade brasileira, porém ele desenvolve o mito da democracia racial, usando a miscigenação como base para explicar.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás