Em quais momentos é permitido o uso dos pés dentro de uma partida de RugbyEm quais momentos é permitido o uso dos pés dentro de uma partida de Rugby
Respostas
Resposta:
Objetivo e pontuação
Existem quatro formas de se pontuar no Rugby, sendo elas o objetivo do jogo.
Try (ensaio) –para anotar um try, um jogador deve alcançar ou ultrapassar a linha de in-goal do adversário (a linha de fundo) e apoiar a bola contra o solo, sendo necessário o contato simultâneo voluntário entre o atleta, a bola e o chão. Um try vale 5 pontos, e dá direito a um chute a gol (a conversão) para o time que pontuar. Em Portugal, a tradução para “try” é “ensaio”. Trata-se da forma mais importante de pontuação.
Um jogador pode apoiar a bola em seu próprio in-goal. A jogada resulta NÃO resulta em try. Se o defensor introduziu a bola no in-goal, será anotado um scrum a 5 metros para o adversário. Se o atacante introduziu a bola no in-goal, o time defensor poderá efetuar um chute (para fora ou não) a partir da linha de 22 metros, ou sair jogando (free kick).
Conversão: após anotar um try, a equipe tem direito a um chute a gol valendo 2 pontos. O local de onde o chute será dado deverá ser em qualquer local de uma linha imaginária paralela às laterais e perpendicular ao local onde o try foi anotado (isto é, onde a bola foi apoiada no chão).
“Try Convertido” é o termo usado para quando um try foi convertido quando o chutador acertou a conversão, totalizando 7 pontos na jogada (5 do try + 2 da conversão).
Penal try (Penal try): quando um jogador é impedido de anotar um try certo por meio de um penal, o árbitro pode anotar um penal try, isto é, validando um try para a equipe que sofreu o penal. O penal try dispensa a conversão, valendo