1. Em seres humanos a capacidade de dobrar a língua é dominante, representada pelo alelo L e a incapacidade de dobrar a língua é uma carac-terística recessiva, representada pelo alelo ℓ. Considere um casal em que a mulher tem a ca-pacidade de dobrar a língua e é heterozigota e o homem não é capaz de dobrar a língua. Esse casal poderá ter filhos com a capacidade de dobrar a língua?
Respostas
Resposta:
Sim
Explicação:
Genótipo do casal
Mulher Ll x Homem ll
Geração filial: Ll , ll
Genótipo: Ll 50%; ll 50%
Fenótipo: dobra a língua 50%; não dobrar 50%
O casal terá 50% de chances de ter filhos com capacidade de dobrar a língua.
Vamos entender o porquê.
Genética Mendeliana
1ª Lei de Mendel
Os alelos são um par de fatores responsáveis por conferir determinada característica a um indivíduo. Esses fatores se segregam independentemente nos gametas.
Esses alelos podem ser dominantes (L) ou recessivos (l). Quando ao seu par, podem ser homozigotos dominantes (LL) ou recessivos (ii), ou heterozigotos (Ll).
A partir disso, é possível realizar cruzamentos por meio do Quadro de Punnett, obtendo porcentagens relacionadas ao probabilidade de aparecimento da característica na próxima geração.
No caso da capacidade de dobrar a língua, a característica é representada pelo alelo L, que é dominante sobre l. Sendo assim, heterozigotos (Ll) e homozigotos dominantes (LL) carregarão a característica.
A mulher é heterozigota (Ll) e portadora da característica, enquanto o homem não é capaz de dobrar a língua (ll). Então, a partir do cruzamento no Quadro de Punnett, teremos:
L l Assim, haverá 50% de chances
l Ll ll dos filhos serem portadores
l Ll ll da característica (Ll)
Aprenda mais sobre Genética Mendeliana aqui: brainly.com.br/tarefa/52305534
#SPJ3