Respostas
Resposta:
Segundo a Copper Aliance, isso significa que 35% da demanda global de cobre é atendida através do metal já reciclado. Uma das características do cobre é sua longa vida útil. Desde o ano de 1900, estima-se que já foram produzidas 550 milhões de toneladas de cobre e cerca de dois terços dessa quantidade ainda estão em uso produtivo. Os materiais mais produzidos com o cobre reciclado são cabos elétricos, motores, computadores, instalações de encanamento, calefações, válvulas e eletrodomésticos.
A Paranapanema é a maior operadora de sucata de cobre do Brasil, reciclando anualmente cerca de 70 mil toneladas do metal para novo uso. A companhia é a única no Brasil que consegue transformar a sucata em cobre superpuro novamente, por meio do processo de eletrólise, presente em Dias d’Ávila.
Além de ambientalmente correto, a reciclagem da sucata também é mais barata em relação à produção de cobre novo. Pensando neste potencial, em 2015, a Paranapanema investiu em duas linhas completas de sucata. Em sua unidade de Utinga para sucata mista, mel e cavaco; e na unidade da Bahia, em Dias D’Ávila, com sucata mista, refino e eletrólise.
A Paranapanema é a maior produtora brasileira de cobre, com atuação na fundição e refino de cobre primário e produção de semimanufaturados de cobre e suas ligas. A empresa produz o cobre de alta pureza (99,99%) e o processo de fusão e refino superior e moderno garante qualidade e melhor desempenho dos produtos nas diversas aplicações.