Respostas
Há muitas discussões sobre dança ser ou não esporte. Mas a discussão não precisa de achismos. Você já ouviu falar na dança esportiva? A modalidade é regida internacionalmente como esporte pela World Dancesport Federation (WDSF) e, no Brasil, pelo Conselho Nacional de Dança Desportiva e de Salão (CNDDS).
A atividade tem adeptos no mundo todo e traz, como benefícios, melhorar aptidão física, bem-estar mental e formar relações sociais. A dança esportiva, inclusive, já participa do The World Games, Jogos Mundiais em que são disputados esportes não olímpicos reconhecidos pelo Comitê Olímpicos Internacional (COI).
Não há distinção entre homens e mulheres. É dançada a dois (casal) e contempla 10 ritmos internacionais de danças de salão, divididos em duas modalidades: Standard (valsa lenta, tango internacional, valsa vienense, slow fox e quickstep); e Latin (samba internacional, cha cha cha, rumba, paso Doble e jive).
NO BRASIL
Fundado em 2013, o Conselho Nacional de Dança Desportiva e de Salão conta, atualmente, com 79 membros filiados e praticantes da modalidade distribuídos em vários estados do País como Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.
A entidade orienta e realiza campeonatos, cursos de formação para atletas e árbitros e está em parceria com seus membros para o desenvolvimento e a promoção do esporte no Brasil.
O The World Games terá uma nova edição em 2021, em Birmingham, nos Estados Unidos.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!
Boa sorte!