Respostas
Resposta:
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem.
Explicação:
espero que tenho ajudado
Resposta:
- O que é fato social para Emile Durkheim?
Fato social é um objeto de estudo da sociologia referenciado na consciência coletiva da sociedade. Ele diz respeito à maneira de agir, pensar e sentir. Essas são incutidas ao comportamento individual por forças exteriores ao indivíduo, por meio do poder coercitivo que as compõem.
De acordo com a definição de fato social, este pode ser “espontâneo” ou imposto por meio de lei. Todavia, em ambos os casos ele será coercitivo, pois, mesmo quando adotado de maneira “espontânea”, como a escolha de uma religião, é porque houve uma coerção coletiva, por meio da qual a sociedade, que adota determinados comportamentos, acabou por impôr a decisão do indivíduo.
Portanto, de forma objetiva, os fatos sociais são elementos que compõem a nossa realidade e são identificados por meio de três características em comum: a coercitividade, a exterioridade e a coletividade. Dessa maneira, o fato social pode ser entendido como o contrário direto de anomia social, conceito, também, exposto na teoria de Durkheim.
- O que é Fato Social? Características
- Quem foi Émile Durkheim?
Émile Durkheim foi o fundador da escola de sociologia francesa. Ele combinou pesquisas empíricas com teorias sociológicas. Ademais, ele é tido como um positivista convicto, ou seja, alguém que interpreta a sociedade à luz de versões oficiais, como documentações do governo.
Segundo Émile Durkheim, o sociólogo que conceituou o que é fato social, o estudo deste deve ser feito de maneira distante, como um biólogo que observa a natureza. Proposta, essa, que estava de acordo com as ideais de um dos seus contemporâneos mais famosos, o Augusto Conti.
Características do fato social
- Coercitividade: é a força que o fato social exerce sobre a sociedade, como os padrões culturais
- Exterioridade: independem de adesão, pois fatos sociais ocorrem indiferente à vontade individual
- Generalidade: pois atinge um grupo de pessoas numa determinada comunidade, e não apenas indivíduos
Exemplos de fatos sociais
Os exemplos de fatos sociais, como já dito, deve possuir três características:
coercitividade, exterioridade e generalidade. Deste modo, podemos citar as instituições abaixo como exemplo de fato social, pois elas incutem as características do fato social:
- Regras jurídicas
- Conceitos morais
- Educação, seja ela formal ou não
- Dogmas religiosos
- Idioma
É bom ressaltar que fatos sociais, na teoria de Durkheim, são diferentes de manifestações, que originam de escolhas individuais. Além disso, em diversas passagens, Émile Durkheim defende que o homem, sem a vida em sociedade, não poderia ser considerado, plenamente, ser humano, pois essa compõe o conjunto de características que nos tornam parte desta espécie, do ponto de vista sociológico.
Explicação:
Bons Estudos! =)