Como são formados os dobramentos ?O que são dobramentos antigos e recentes? Cite exemplos de cada.
Respostas
Resposta:
Os dobramentos modernos são estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes que foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras. Correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica.São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.Exemplos dos dobramentos antigos são : Montanhas Caledônicas (Escócia), Montes Apalaches (EUA), Serras do Mar, Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil) entre outros.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica.
- Dobramentos Antigos são blocos imensos de rocha. São constituídos por Rochas Cristalinas ( magma), formados no pré-cambriano, ou por Rochas Metamórficas ( o material sedimentar), formadas no Paleozóico, são resistentes, mas com o passar do tempo estão bem desgastadas.
- Ex: Montanhas Caledônicas (Escócia), Montes Apalaches (EUA), Serras do Mar, Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil)
- Os dobramentos modernos – também chamados de dobramentos terciários ou cadeias orogênicas – são um tipo de província ou estrutura geológica que, como o nome indica, possui uma formação recente. Esses dobramentos consistem basicamente nas grandes cadeias de montanhas existentes no planeta
- Ex: Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.